quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Saúde firma parcerias com Instituto Pietro




Presidente do Instituto Pietro, o ex-deputado Beto Albuquerque esteve reunido nesta terça-feira (1) com a secretaria estadual da Saúde, Arita Bergmann, para tratar de assuntos relacionados ao tratamento de pacientes oncológicos.

Um dos temas abordados foi a abertura de leitos para transplantes de medula óssea. A secretária apontou a possibilidade de criação dessas vagas em hospitais cujo contrato está sendo negociado entre gestores e a Secretaria da Saúde (SES).

O instituto busca ainda a abertura de casas de apoio para acolher familiares de pacientes que estão em tratamento. Beto Albuquerque informou que o instituto tem listado prédios de propriedade do Estado que podem ser usados para essa finalidade, com apoio de entidades ou da iniciativa privada. A secretaria Arita destacou que "a ação é bastante significativa do ponto de vista do acolhimento". E apontou alguns caminhos dentro do Governo do Estado para que o projeto seja viabilizado, com apoio da sociedade civil, de entidades e de organizações.

Outra proposta do instituto é a centralização das informações sobre pacientes que estão em tratamento contra a leucemia. A ideia é criar uma espécie de telefone 0800 pelo qual seja notificada por profissionais a entrada de cada paciente em tratamento. A medida possibilita ter informações em tempo real sobre o número de pacientes em tratamentos contra leucemia e onde estão, bem como a entrada de novos. A medida agiliza a localização de doadores e facilita o próprio transplante.



O Estado hoje tem essas informações à disposição em seu sistema de internações hospitalares, mas com uma defasagem de tempo em torno de dois a três meses. A secretária decidiu pela elaboração de uma resolução, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que normatize esse trabalho, para que entre em funcionamento o mais breve possível. E elogiou a proposta: "Temos de estar juntos nas iniciativas que salvem vidas".


Instituto Pietro

O Instituto Pietro é sediado na Rua Riachuelo, 1038, sala 1206, em Porto Alegre. O nome é uma homenagem a Pietro Albuquerque, filho do ex-parlamentar, que faleceu em 2009, aos 19 anos, vítima de leucemia mieloide aguda. O luto foi transformado em luta, e Beto se tornou uma das principais vozes em prol da doação de medula óssea. O ex-deputado auxilia na mobilização de voluntários e na localização de doadores.

"O drama do pai se transformou em uma iniciativa para salvar vidas. Queremos muito essa parceria do instituto, fortalecendo esse vínculo", afirmou a secretária. Beto Albuquerque agradeceu: "O envolvimento do Estado fortalece a causa toda".

A coordenadora do Hemorgs, Maristela Teixeira, elogiou a atuação do presidente do instituto na causa. "É uma parceria de muitos anos. É um multiplicador, que atua em várias frentes e entende as questões técnicas. Tem sido muito importante, pois conseguiu mudar essa visão do que é um candidato a doação de medula", afirmou. Maristela explicou que agora o trabalho está focado na qualificação do doador, de seus dados e registros. "O doador tem de entender que ele tem de ser localizado, mesmo depois de anos."

Foto: Secretaria Estadual da Saúde/ Foto: Marcelo Ermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário