segunda-feira, 23 de setembro de 2019


MEDULA ÓSSEA
Ação de conscientização no Centro



Como parte das comemorações do Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, celebrado no terceiro mês de setembro, o Instituto Pietro realizou no dia 19 de setembro uma ação de conscientização para ampliar cada vez mais o cadastro de doadores. A iniciativa contou com as presenças de voluntários da entidade que distribuíram material e conversaram com a população na Esquina democrática (Rua dos Andradas com a avenida Borges de Medeiros), no Centro Histórico de Porto Alegre. O presidente do Instituto Pietro, Beto Albuquerque, disse que uma das principais demandas é o auxílio às casas de apoio. Pacientes com câncer que precisam de transplante de medula esperam cerca de seis meses por um leito, o que pode ser fatal. O nome do instituto é uma homenagem a Pietro Albuquerque, filho do ex-deputado que faleceu em 2009, aos 19 anos, vítima de leucemia mieloide aguda.


Anualmente são registrados 10,5 mil casos novos de leucemia no Brasil, e há registros de mais de 5 milhões de doadores de medula óssea no país. Hoje, estima-se que 85% dos pacientes consigam encontrar um doador compatível. Em março deste ano, no dia 18, Pietro faria 30 anos. Nesta data, foi lançado em Porto Alegre o Instituto Pietro. Desde que Pietro faleceu devido à leucemia, o ex-parlamentar iniciou uma luta em prol da doação de medula óssea, que será intensificada com a criação do Instituto. Albuquerque destacou que muito foi feito nos últimos 10 anos em relação às doenças de medula óssea, às melhorias dos centros de transplantes e ao aumento do número de doadores. "Há uma década, o Brasil contava com 750 mil pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome, hoje são 5 milhões. Atualmente o Redome está associado aos bancos de doadores de toda a Europa. Isso quer dizer que hoje a pessoa com leucemia tem 27 milhões de doadores disponíveis cadastrados", acrescentou. Pietro de Albuquerque faleceu em 3 de fevereiro de 2009 e o pai, então deputado federal, foi autor do projeto na Câmara dos Deputados. Sancionada em 22 de abril de 2009, a lei Pietro instituiu a Semana de Mobilização nacional para Doação de Medula Óssea com a ideia de mobilizar a sociedade para aumentar o número de doadores no país.

Segundo Albuquerque, o primeiro desafio do Instituto Pietro será ampliar a capacidade da casa de acolhimento do Hospital de Clínicas (HC) de Porto Alegre para 80 leitos ou construir uma nova unidade. O HC possui um dos centros de referência em transplantes de medula óssea do país e a casa de acolhimento é responsável por abrigrar transplantados e seus familiares.


Fonte: Jornal Correio do Povo - Porto Algre

Nenhum comentário:

Postar um comentário