segunda-feira, 23 de setembro de 2019

IPietro: Preparando Doadores do Futuro




O encontro com estudantes da IMED e Escola Menino Jesus é uma das ações da Campanha de Conscientização para doação de sangue e medula óssea


O presidente do Instituto IPietro, Beto Albuquerque, palestrou nesta segunda-feira (16) para cerca de 200 alunos do 8º e 9º ano da Escola Notre Dame Menino Jesus, em Passo Fundo.

Informações sobre os tipos de leucemia, sintomas e tratamentos, como o transplante de medula, foram os assuntos abordados. Embora a idade mínima para ser doador de medula seja 18 anos, Beto destacou que "é preciso plantar a ideia agora para colher um doador consciente no futuro, daqui a 3 ou 4 anos". Ponderou, ainda, que o conhecimento da causa, das doenças, do funcionamento do cadastro e a importância da doação para salvar vidas são fundamentais nesta faixa etária. “Repassamos importantes informações para a formação da consciência solidária destas novas gerações. Eles são muito receptivos para estes temas. A nossa campanha por mais doadores é periódica e permanente”. A juventude se mostra cada vez mais consciente das questões sociais e ambientais”, ressaltou.




Sobre o Instituto Pietro

Criado em 18 de março de 2019, o Instituto Pietro viabiliza o apoio material e psicossocial, de forma direta ou indireta, as pessoas que necessitam de tratamento e transplante de medula óssea e também aos seus acompanhantes, especialmente àqueles que estejam em situação de vulnerabilidade social.



Cadastro de Doadores

Para quem precisa da doação de medula óssea, não é tão simples assim encontrar um doador – estima-se que a chance de achar alguém compatível é de 1 a cada 100 mil. Paralelo à palestra de Beto Albuquerque foi realizado, na antiga sala dos professores da IMED, o cadastramento de pessoas que desejam ser doadores de medula óssea.

“As pessoas não escolhem ficar doentes, mas doar é uma escolha de cada um de nós. Todos estamos suscetíveis a qualquer doença e podemos precisar de doação”, comenta uma das idealizadoras da ação, professora Vanessa Ilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário