terça-feira, 10 de setembro de 2013

Bebê com leucemia tem 3 possíveis doadores, mas nenhum se apresenta

Garoto de 1 ano está internado no Centro Boldrini, em Campinas, desde abril. Segundo Inca, chances de encontrar medula compatível é de 1 em 100 mil.

Bebê com leucemia tem 3 doadores compatíveis, mas nenhum se apresentou (Foto: Sávio Monteiro/EPTV)

Um garoto de um ano e 10 meses com leucemia tem três possíveis doadores compatíveis para a doação de medula óssea, mas após dois meses de contato pela central de transplantes, nenhum deles se apresentou para os exames específicos e confirmação da cirurgia. O menino Matheus Rangel Ribeiro foi diagnosticado com o câncer quando tinha oito meses. Ele fez o tratamento, mas a doença voltou em abril deste ano.
Para esta nova fase, a família se mudou de Belo Horizonte (MG) para Campinas (SP), onde está internado no Centro Bondrini, hospital referência no tratamento ao câncer infantil. O pai de Matheus, o administrador de empresas Paulo Ribeiro, conta que os médicos disseram à família que a cura depende do transplante de medula, e que a cirurgia precisa ser feita com urgência, pela reincidência da doença.
Enquanto espera pelo procedimento cirúrgico, o tratamento é agressivo. "Ele precisa ser submetido a uma nova sessão de quimioterapia muito pesada. E isso traz um desgate muito grande pra ele. Na realidade, ele pode até vir a ter intercorrências que até impossibilitem que ele tenha a possibilidade de fazer o transplante", relata a mãe do garoto, a economista Glaucia Ribeiro.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em 100 mil. Após triagem, os três possíveis doadores para o Matheus foram contatados e informados que teriam possibilidade de fazer o transplante. Dois deles são brasileiros e um foi localizado no cadastro internacional. "Eles foram receptivos à doação e foi solicitado a eles que fossem até o hemocentro para 'fechar' a compatibilidade, mas ainda não fizeram. Um doador, que mora no exterior, está impossibilitado de vir para o Brasil até o dia 15 de novembro", conta o pai do garoto.
Desde que chegou a Campinas, Matheus está internado na Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Centro Boldrini. "A gente sabe de outros casos de outras crianças que precisam da doação, e os doadores, quando contatados, não respondem ao chamado, completa Paulo Ribeiro.


Bebê de 1 ano com leucemia tem três doadores compatíveis para transplante, mas nenhum deles se apresentou para exames (Foto: Sávio Monteiro/EPTV)
Bebê com leucemia está internado no Centro Boldrini, em Campinas (Foto: Sávio Monteiro/EPTV)

Esperança
A mãe de Matheus está grávida de oito meses de uma menina. A garota é uma esperança como doadora de medula, mas os pais vêem com cautela a possibilidade do transplante.
"A gente tem muita fé que Deus tenha mandado a Manoela para curar o nosso filho, mas a gente precisa ser realista. São 25% de chance dela ser compatível. A gente realmente precisa da doação", diz a mãe.

Transplante
Para que se realize um transplante de medula é necessário que haja total compatibilidade tecidual entre doador e receptor, caso contrário, as células transplantada podem iniciar um processo de rejeição ao receptor, segundo o Ministério da Saúde. Esta compatibilidade é determinada por um conjunto de genes, que devem ser iguais entre doador e receptor. A análise é realizada em testes laboratoriais específicos a partir de amostras de sangue, chamados de exames de histocompatibilidade (HLA).
Com base nas leis de genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de até 35%. Quando não há um doador aparentado (um irmão ou outro parente próximo) disponível, a solução é procurar um doador compatível entre os grupos étnicos semelhantes. Hoje, já existem mais de 20 milhões de doadores nos registros mundiais.
Doação
Para ser um doador voluntário de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos e não possuir doenças transmissíveis pelo sangue. Para doar o sangue de cordão umbilical de seus filhos, as gestantes precisam preencher alguns critérios, dentre eles, deve ter mais de 18 anos, ter feito no mínimo duas consultas de pré-natal documentadas, estar com idade gestacional acima de 35 semanas no momento da coleta e não possuir, no histórico médico, doenças neoplásicas (câncer) e/ou hematológicas (anemias hereditárias, por exemplo).

Fonte: G1: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/09/bebe-com-leucemia-tem-3-possiveis-doadores-mas-nenhum-se-apresenta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário