terça-feira, 10 de setembro de 2013

MPS lança Campanha Socialize a Vida, Doe Sangue e Medula Óssea nos Estados do Amapá e São Paulo



O Movimento Popular Socialista (MPS), segmento social do Partido Socialista Brasileiro (PSB), lançará neste mês de setembro a campanha Socialize a Vida, Doe Sangue e Medula Óssea nos Estados do Amapá, dia 10, e São Paulo, dia 27.
 O lançamento nacional do projeto, que tem por objetivo aproximar as pessoas na luta por uma causa que pode salvar a vida de milhares de brasileiros, já está oficialmente nas ruas de todo o País desde julho deste ano.
“A nossa meta é lançar em todos os Estados individualmente. Já lançamos no Mato Grosso do Sul e agora vamos para o Amapá e São Paulo. Todos sabem que o sangue é vital para a vida de qualquer ser vivo, ou seja, para o bom funcionamento do organismo muitas pessoas dependem da solidariedade de outras. Pacientes com caso de leucemia, na maioria dos casos, dependem do transplante de medula óssea”, afirmou a secretária Nacional do MPS, Maria de Jesus Matos.
O líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (RS) lembra que os bancos de sangue e os centros de transplante carecem muito de doadores. Ele chama a atenção para dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca),segundo os quais o Brasil tem mais de 10 mil novos casos de leucemia por ano. "São pacientes que precisam de transplante de medula e que podem ser salvos com um gesto de solidariedade", afirma.
Verifique, abaixo, quem pode e como doar sangue e medula óssea:                               
Quem pode doar?
·         Homens ou mulheres com idade entre 18 e 60 anos;
·         Pesar acima de 50kg;
·         Não ser usuário de drogas;
·         Não estar gestante ou amamentando;
·         Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 10 anos;
·         Nunca ter contraído Hepatite, Sífilis, HIV ou qualquer outra doença transmissível através do sangue;
·         Não ter sofrido acidente com materiais contaminados com sangue nos últimos 12 meses;
Como doar?
Sangue – É preciso levar documento de identidade; estar alimentado; ter dormido pelo menos 06h na noite anterior; não fazer exercício físico antes da doação.
Medula Óssea  – Para fazer o cadastro de doador de medula é preciso ir a um hemocentro credenciado para extrair uma pequena quantidade de sangue e preencher um formulário com dados pessoais; após esse processo será feito um exame de histocompatibilidade (HLA), um teste feito em laboratório para identificar as características genéticas que podem influenciar no transplante. Assim o seu tipo de HLA será incluído no cadastro nacional e você poderá ser chamado quando um paciente for compatível.
O Brasil registrou em 2010 aproximadamente seis mil casos de morte por leucemia. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, cerca de 10 mil novos casos são diagnosticados anualmente. Em muitos deles o transplante de Medula é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.
MPS
É um segmento voltado para bandeiras relacionadas ao cotidiano da população brasileira como educação, transporte, habitação, segurança e saúde. Temas que estão presentes na realidade do cotidiano de cada brasileiro, assuntos que são discutidos diariamente para promover um Brasil com oportunidade para todos.

Fonte: Portal PSB Nacional: http://www.psb40.org.br/not_det.asp?det=4433

Nenhum comentário:

Postar um comentário