sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Doação de medula: tire suas dúvidas



Quase meio milhão de pessoas foram diagnosticadas com leucemia no Brasil em 2012, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Na maioria dos casos, a possibilidade de cura é o transplante de medula óssea - tecido responsável pela produção dos componentes do sangue. Entretanto, encontrar tipos de medulas compatíveis é um desafio e, no Brasil, as chances são de uma em cem mil.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de doadores voluntários tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Em 2000, existiam apenas 12 mil inscritos, quando apenas 10% dos doadores eram brasileiros localizados no Redome. A partir de maio de 2013, esse número passou para mais de 3 milhões de doadores inscritos e o percentual subiu para 70%.
Mas este número é expressamente pequeno diante das chances apresentadas ao paciente, por isso pedimos que se cadastrem como possíveis doadores de medula óssea, dê esperanças aos pacientes que ainda aguardam pelo transplante de medula óssea.

Como se tornar um doador
 procurar um hemocentro próximo a sua residência, ter entre 18 e 54 anos, boa saúde e não apresentar doenças, como as infecciosas ou as hematológicas, por exemplo. Apresentar documento oficial de identidade, com foto. Preencher os formulários: ficha de identificação do candidato e termo de consentimento. E colher uma amostra de sangue para testes, para fazer o exame HLA, que irá determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.
 Lembrando que primeiro é feito o cadastro se houve a compatibilidade o doador é chamado para fazer novos exames e assim dar início o processo de doação!

SEJA UM MULTIPLICADOR DE VIDAS!
Fonte: Liga da Medula Óssea e Liga da Medula

Nenhum comentário:

Postar um comentário