quarta-feira, 7 de junho de 2017

REDOME é o vencedor do prêmio internacional
Grand Prize WMDD 2016



O REDOME é o vencedor do Grand Prize, referente à campanha do World Marrow Donor Day 2016 (WMDD) – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. O prêmio foi concedido pela World Marrow Donor Association (WMDA), em seu Encontro de Primavera, em Marselha, na França, no dia 25 de março. O coordenador do REDOME, Luis Fernando Bouzas, participou da cerimônia de premiação e fez uma apresentação sobre a campanha brasileira.

O WMDD foi celebrado pela primeira vez em 2015 e acontece sempre no terceiro sábado de setembro. A data foi criada com o objetivo de incentivar os registros de doadores de medula, de todo o mundo, a elaborarem ações de conscientização sobre a doação. No último ano, o WMDD teve como tema a cooperação internacional entre os registros e lançou a hashtag #thankyoudonor para as publicações em redes sociais.



Para seguir o tema de cooperação internacional e já que as Olimpíadas 2016 aconteceram no Brasil, o REDOME aproveitou a realização de um evento mundial em seu país para conscientizar os doadores sobre o Registro e a atualização de cadastro, mostrando que eles poderiam salvar uma vida no Brasil ou em qualquer outro país. A campanha de conscientização foi feita durante o período olímpico e paralímpico (de junho a setembro) e conseguiu apoio de atletas brasileiros.

Com o mote “Atualize seu cadastro. Você pode salvar uma vida em qualquer lugar do mundo!”, a campanha brasileira visava aumentar o número de atualizações de cadastros via formulário do site e incentivar publicações nas redes sociais com o uso da hashtag criada para o WMDD. No período em que as ações foram realizadas, a média mensal de atualizações duplicou e as publicações brasileiras em redes sociais alcançaram cerca de 800 mil alcances e 6 mil likes.

Diversas ações foram elaboradas, em parceria com a Cooperação Internacional do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), como exemplo: Primeiro encontro internacional promovido pelo REDOME (doador brasileiro e paciente argentina); Conscientização e divulgação da data do WMDD no evento anual do REDOME para toda a rede do transplante não aparentado do Brasil; Simbolo WMDD junto ao atleta olímpico Marcus D´Almeida durante a condução da tocha olímpica; Ações de conscientização em escolas e universidades; Material da campanha em estandes da área de saúde; Apoio à corrida realizada pela AMEO (associação que auxilia na conscientização de doadores), com encontro entre doador e paciente; Evento realizado na Casa Brasil, criada para exposições do país no período olímpico, com lançamento de vídeo de conscientização do doador; Envolvimento dos hemocentros em concurso para divulgação de fotos e ações nas redes sociais com o uso da hashtag; Criação de banner para facebook e customização da foto do perfil. Cliquei aqui para ver a página WMDD.

O registro brasileiro foi o único a apresentar uma campanha para atualização de cadastro, enquanto todos trabalharam em campanhas para aumentar o número de doadores. Esta adaptação para a realidade brasileira, aconteceu porque o REDOME, terceiro maior registro do mundo, possui mais de 4 milhões de doadores e apresenta uma boa representatividade genética em sua base de cadastros.

Também foram indicados ao Grand Prize, o Singapore Bone Marrow Donor Registry (Singapura) e o Ezer Mizion Bone Marrow Donor Registry (Israel). Além deste prêmio principal, há outras duas categorias de originalidade e incentivo. Os indicados ao Originality Prize 2016 foram Don de Moelle Osseuse (França), Anthony Nolan (Reino Unido) e Gift of Life (Estados Unidos). Para o Incentive Prize 2016, foram indicados: Datri Blood Stem Cell Donors Registry (Índia), China Marrow Donor Programme (China) e Rusfond (Rússia). Os vencedores destas categorias foram Gift of Life e Datri Blood Stem Cell Donors, respectivamente.

A rede de cooperação do REDOME também participou da campanha

O REDOME promoveu um concurso entre os hemocentros do Brasil, estimulando que todos fizessem fotos para a campanha e publicassem nas redes sociais. Os hemocentros inscritos deveriam realizar ações com doadores ou de celebração ao WMDD até o dia 17 de setembro, além de publicar fotos das comemorações em suas redes sociais, com as hashtags #WMDD2016, #thankyoudonor e #REDOME.

Ao total foram 15 hemocentros participantes e os vencedores, nas três primeiras colocações, foram: O Hemocentro do Paraná, o Hemocentro da Bahia e o Hemocentro de Minas Gerais. Clique aqui para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário