sexta-feira, 9 de junho de 2017

Beto participa do 10 º Encontro do Registro de Doadores de
Medula Óssea e Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical


Autor da Lei Pietro (Lei nº11.930/2009), que instituiu a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, realizada anualmente entre os dias 14 e 21 de dezembro, o presidente do PSB/RS, Beto Albuquerque, participou do 10° Encontro do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea e Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical. O evento, realizado entre os dias 7 a 9 de junho no Rio de Janeiro, foi marcado por momentos emocionantes, com relatos e encontros entre doadores e receptores. 

O ex-deputado federal, Beto Albuquerque, falou da luta ao lado do filho Pietro para conseguir um doador compatível. Pietro, vítima de leucemia mielóide aguda, faleceu após 14 meses de luta contra a doença. “O que ocorreu com o Pietro poderia ter virado apenas tristeza, mas eu transformei em luta. E nesses oito anos vimos muitas coisas boas acontecerem. O banco de doadores de medula óssea na época em que procurávamos alguém compatível tinha 750 mil brasileiros cadastrados. Hoje, temos mais de quatro milhões”, destacou Beto.


O socialista também referenciou o trabalho de toda a equipe do Redome, do amigo e coordenador da Rede, Luiz Fernando Bouzas, da madrinha da doação de Medula, atriz Cissa Guimarães, do membro fundador da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea e autor do 1º Transplante em 1979, doutor Pasquini, além dos doadores e receptores que estiveram presentes, médicos, pesquisadores, Centros Transplantadores e ONGs de apoio à Nossa Causa Nossa Vida. “Foi um belíssimo e produtivo encontro. Esta é minha luta de vida e não podemos parar de cadastrar, dentro das cotas, e qualificar o cadastro. Que os cadastrados tenham consciência e responsabilidade. Não podemos permitir a diminuição de recursos tanto para o cadastro como para a realização de transplantes. Precisamos também estimular o aumento do número de leitos. Somos 4,3 milhões de doadores cadastrados no Brasil e 30 milhões no mundo”, comemorou ao dizer que crescimento do cadastro permitiu aumentar em 64% a chance de encontrar um doado.

O coordenador Luiz Fernando Bouzas, destacou os desafios e avanços na área e comemorou o prêmio recebido rede brasileira, que foi o vencedora do Grand Prize, referente à campanha do World Marrow Donor Day 2016 (WMDD) – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. O prêmio foi concedido pela World Marrow Donor Association (WMDA), em seu Encontro de Primavera, em Marselha, na França, no dia 25 de março. Bouzas, participou da cerimônia de premiação e fez uma apresentação sobre a campanha brasileira. Com o mote “Atualize seu cadastro. Você pode salvar uma vida em qualquer lugar do mundo!”, a campanha brasileira visava aumentar o número de atualizações de cadastros via formulário do site e incentivar publicações nas redes sociais com o uso da hashtag criada para o WMDD. No período em que as ações foram realizadas, a média mensal de atualizações duplicou e as publicações brasileiras em redes sociais alcançaram cerca de 800 mil alcances e 6 mil likes.

Junto ao evento do REDOME também aconteceu a 15ª Jornada de Atualização em Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas, realizada pelo Centro de Transplante de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), e a entrega do "Prêmio Dr. José Roberto Feresin Moraes", que distinguiu entidades e empresas parceiras da causa da doação, como laboratórios, hemocentros e hospitais do brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário