sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Beto Albuquerque abre Semana de Mobilização na Câmara

| 16.12.2014
Cerimônia abre a sexta edição do projeto na Câmara. Foto Chico Ferreira


O deputado federal e líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (RS), fez um apelo por engajamento da rede de hemocentros do País no que diz respeito ao cadastramento e coleta de medula óssea. O pronunciamento aconteceu na abertura oficial da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea na Câmara dos Deputados. A cerimônia foi realizada no Hall da Taquigrafia da Câmara e acompanhada de ações de incentivo ao cadastro da população no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
Estiveram presentes os deputados Alexandre Roso (PSB-RS), Paulo Foletto (PSB-ES), Júlio Delgado (PSB-MG) e Alexandre Toledo (PSB-AL) além do Coordenador geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Éder Muralha Borba, da diretora-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), Beatriz Mac Dowell Soares e do superintendente do Instituto de Cardiologia do DF, João Gabbardo Reis.
De acordo com o autor do projeto que instituiu a Semana de Mobilização, Beto Albuquerque, a conscientização da população sobre a importância do cadastramento no Redome é muito importante para o sucesso da iniciativa. “Cada cadastro que fazemos aqui é uma luz que se abre e que pode encontrar na frente alguém que precise de um transplante e salvar a vida daquele paciente. Nós precisamos ter a consciência de que na vitória ou na derrota nós temos que ter a sensatez de compreender que está em nossas mãos melhorar o ambiente do transplante de medula óssea no nosso país”.
A campanha, instituída pela Lei nº 11.930/09, conhecida como Lei Pietro, chega à sua sexta edição e os resultados alcançados desde o seu lançamento são, para Albuquerque, motivo de comemoração. O Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, atrás apenas dos registros dos Estados Unidos e da Alemanha.
Segundo o deputado, o número de cadastrados no Redome já passou dos três milhões, aumentando a expectativa de transplantes. No entanto, Beto lembra que é preciso ter mais leitos para acomodar esses pacientes. “Nesse momento existem em torno de 167 brasileiros que encontraram seu doador compatível, mas estão na fila dos leitos hospitalares para fazer o transplante”, destacou.

EXEMPLO NO DISTRITO FEDERAL
O superintendente do Instituto de Cardiologia do DF, João Gabbardo foi citado pelo líder do PSB como exemplo na política de incentivo dos transplantes. Segundo o socialista, o instituto criou a maior unidade de transplante de medula óssea no Distrito Federal com 41 novos leitos. “São 27 leitos diretos para o transplante e 12 para o pós-transplante e isto melhora muito a expectativa de todos aqueles que já têm doadores”.

REIVINDICAÇÃO
O deputado aproveitou a oportunidade para destacar que há um limite para que os hospitais abram mais leitos para o transplante de medula óssea. “Existem medicamentos que não estão cobertos pela tabela do SUS e são todos medicamentos pós-transplantes. E por não estarem na tabela, o hospital, quando os usa, pode pagar até R$ 30 mil. Então ou entra na tabela do SUS ou o hospital fica com medo de ampliar o número de leitos para não gastar essa quantia”, afirmou.
O Coordenador geral de Transplantes do Ministério da Saúde, Éder Borba agradeceu a oportunidade de apresentar os dados do sistema brasileiro de transplantes, que, de acordo com ele, é o maior do mundo. “O Brasil, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), conseguiu construir de maneira exemplar uma lei de transplantes, que é uma lei das mais rigorosas, das mais éticas, pois é uma lei que proíbe e criminaliza o tráfico de órgãos e tecidos.”
Para encerrar a cerimônia, a diretora-presidente da FHB, Beatriz Soares elogiou a iniciativa do deputado líder socialista. Segundo a diretora, o trabalho do deputado contribui para que o Brasil tenha um dos maiores cadastros de doadores de medula óssea do mundo. “Uma das ações da coordenação de transplante permitiu a operação das cotas, que para o DF triplicou o número de pessoas que poderão se cadastrar”, concluiu Beatriz.


Rodrigo Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário