quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Doação de esperança

Duas vidas para salvar Gabriela

Jovem paranaense receberá partes do pulmão da mãe e do tio por conta de uma fibrose cística e como alternativa para a morosidade da fila de espera para transplantes no país

Duas vidas para salvar Gabriela Andréa Graiz/Agencia RBS

Gabriela entre seus doadores: a mãe, a professora Alessandra, e o tio, o representante comercial Adenilson Foto: Andréa Graiz / Agencia RBS




Aproxima-se o mais esperançoso dos dias para Gabriela Cristina Tasca, 18 anos. Na segunda-feira, a paranaense receberá partes do pulmão da mãe e do tio como medida emergencial para conter a rápida piora de uma fibrose cística.

O transplante intervivos é uma alternativa à morosidade da fila de espera por um transplante no Brasil.
Líder em número de doadores no país durante muito tempo, o Rio Grande do Sul hoje está em sexto lugar, com 18,5 doadores por milhão de habitantes, de acordo com dados parciais da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), referentes ao primeiro semestre de 2013. No ano passado, o Estado ocupava a quinta posição (veja quadros na página ao lado). A média nacional atual é de 13,3 doadores, ainda muito distante da espanhola, referência mundial no ramo, com 35,3 (dado de 2011). Amanhã, marcando a Semana Nacional de Doação de Órgãos, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre promove um flashmob para alertar para o drama de 28 mil pacientes que aguardam por um órgão no Brasil. 

Gabriela se mudou para a Capital por conta do tratamento para a doença que provoca produção de muco demasiadamente espesso, o que dificulta a remoção e favorece infecções repetidas que acabam destruindo o pulmão. A jovem está permanentemente ligada a um tubo de oxigênio há quase um ano. Um passeio na rua ou no shopping exige que carregue o cilindro em um carrinho, o que lhe dá uma autonomia de apenas três horas e mobiliza curiosos demais ao redor. Tarefas simples, como tomar banho ou se vestir, tornaram-se um suplício que a deixa exausta e ofegante.

– Poder voltar a respirar vai ser muito bom – vibra.

A paciente chora ao mencionar a iniciativa da mãe, a professora Alessandra Tasca, 38 anos, e do tio, o representante comercial Adenilson Bastos, 41 anos, que não devem enfrentar limitações físicas depois da cirurgia.

– Vou dar a vida de novo para ela – orgulha-se Alessandra.

Se Gabriela dependesse exclusivamente do surgimento de um doador cadáver, é provável que não sobrevivesse. Além da disponibilidade de órgãos de crianças e adolescentes ser menor, o pulmão é o que mais sofre em um sistema de logística lenta. A escassa oferta determina a imprevisibilidade do fim da agonia, componente dos mais estressantes para especialistas e familiares. Um doador pode aparecer logo ou nunca.

– A falta de ritmo é a principal marca de um país que não tem cultura de doação. O tempo de espera está muito longo. A realização dos transplantes depende de espasmos de generosidade, de estimulações da mídia. Não tendo ritmo para a doação, o tempo previsto em lista de espera é impossível de ser estimado – explica o cirurgião José Camargo, diretor médico do Hospital Dom Vicente Scherer.

Para o nefrologista Valter Duro Garcia, coordenador de Transplantes da Santa Casa, as maiores dificuldades nacionais estão espalhadas por diversos pontos da estrutura que precisa operar de maneira ágil e sincronizada para que o diagnóstico de morte cerebral de um doador em potencial permita que, em poucas horas, uma cirurgia de implante seja concluída com sucesso. Um único doador mobiliza cerca de cem pessoas.

– O problema é que quase metade das mortes encefálicas no Brasil não são detectadas – lamenta Garcia.


OS ENTRAVESFatores que impedem o aumento do número de doadores
IDENTIFICAÇÃO DA MORTE ENCEFÁLICAQuase metade dos casos de morte encefálica não é identificada no país, o que impede que tenham início os trâmites do processo de doação. Com a demora no diagnóstico, não é possível aproveitar muitos órgãos. 
Como avançar: unidades de tratamento intensivo e emergências devem contar com equipamentos adequados e médicos treinados para o diagnóstico de morte encefálica.
NEGATIVA DA FAMÍLIAHá três fatores determinantes na entrevista em que o profissional de saúde questiona a família sobre a possibilidade de doação dos órgãos do paciente:
– Pré-disposição prévia: quem é fortemente contra o procedimento dificilmente mudará de ideia.
– Atendimento no hospital: se os parentes estiverem insatisfeitos com o serviço ou a equipe, tendem a não autorizar.
– Capacidade do entrevistador: é essencial ter habilidade para sensibilizar e motivar em um momento tão difícil.
Como avançar: é preciso que haja um trabalho permanente de formação da população, com palestras em escolas e campanhas. Hospitais devem oferecer um atendimento humanizado em todos os setores, da portaria à UTI, para que pacientes e familiares se sintam acolhidos. Entrevistadores devem ser altamente capacitados e atender bem os familiares, independentemente da vontade de doar ou não os órgãos do paciente.
MANUTENÇÃO DO DOADORMuitos doadores em potencial acabam não se efetivando como doadores porque sofrem parada cardíaca antes da retirada dos órgãos.
Como avançar: hospitais precisam dispor de intensivistas bem treinados e equipamentos adequados para a manutenção do paciente com morte encefálica. Quando ocorre o diagnóstico da morte cerebral, os órgãos começam a morrer lentamente, até a parada do coração. Com os cuidados adequados, é possível fazer com que o coração continue batendo por mais tempo, aumentando as chances de viabilizar transplantes.
PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E AGILIDADEUm único doador pode mobilizar até cem pessoas. Entre a identificação da morte encefálica e a cirurgia de implante do órgão no receptor, é essencial que todos os profissionais envolvidos executem suas tarefas com rapidez. Em tese, todos os hospitais devem ter um médico ou enfermeiro como coordenador de transplantes, mas é comum que esse funcionário acumule outras tarefas ou não seja adequadamente remunerado, o que compromete sua atuação. Hospitais que não destacam um profissional para essa função específica muitas vezes estão ligados a uma Organização de Procura de Órgãos (OPO), que administra a logística de transplantes de diversas instituições.
Como avançar: com profissionais bem treinados e motivados, remunerados adequadamente por suas funções. Uma logística eficiente é fundamental, com equipes de remoção disponíveis para deslocamentos 24 horas por dia.
AVALIAÇÃO DE CONTRAINDICAÇÕESA equipe médica deve examinar o histórico do paciente e considerar aspectos que podem impedir o transplante ou comprometer a boa recuperação do receptor, como casos recentes de câncer ou infecções. Uma avaliação minuciosa pode considerar aptos a doar pacientes que, à primeira vista, seriam descartados.
Como avançar: aprimoramento das técnicas de transplante e liberalização dos critérios de aceitação dos doadores. Até alguns anos atrás, vetavam-se doadores acima de 60 anos. Hoje, por exemplo, um doador com hepatite pode beneficiar um receptor com a mesma doença, permitindo melhora da qualidade de vida e a interrupção de um período de longa espera e incertezas na fila.
Fonte: Valter Duro Garcia, nefrologista e coordenador de transplantes da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre



Fonte: ZERO HORA - 26/09/2013: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/09/duas-vidas-para-salvar-gabriela-4280807.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário