sábado, 17 de março de 2012

Beto Albuquerque é homenageado no Congresso de Transplantes do Hospital Dom Vicente Scherer

O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, foi homenageado nesta sexta-feira (16) durante o Congresso de Transplantes do Hospital Dom Vicente Scherer, do Grupo Hospitalar Santa Casa, realizado no Hotel Plaza São Rafael, na Capital. Albuquerque recebeu a distinção pela criação da Lei 11.930/2009, batizada de Lei Pietro, que institui a Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea.
Emocionado, Beto disse que seu filho Pietro emprestou seu nome para a história. “Essa luta transformou-se num instrumento para que eu continue um entusiasta da causa”, afirmou. Ele destacou o crescimento de doadores não só no país, mas também no Estado, e defendeu a importância esclarecer a população sobre o procedimento simples e seguro para tornar-se um doador. “Em três anos, passamos de 750 mil doadores para 2,5 milhões no país, o que é uma vitória, mas ainda é pouco considerando o total da nossa população”.
Nesse sentido, Beto ressaltou que o Ministério da Saúde já começou veicular a campanha sobre doação de medula óssea e acredita que com isso, juntamente com outras iniciativas conjuntas, o número de doadores aumente cada vez mais. “No dia mais difícil da minha vida alguém falou: a saudade dá para administrar, mas a lembrança não. Tenho certeza que o Pietro está conosco hoje e sempre. Se eu puder continuar lutando para que outras vidas sejam salvas, esta caminhada já terá valido a pena”, disse o homenageado, sob fortes aplausos da plateia.
Pietro Albuquerque
Vítima de leucemia mielóide aguda, Pietro faleceu poucos dias antes de fazer 20 anos. Em sua homenagem a Câmara Federal aprovou a Lei Pietro, de autoria do então deputado federal Beto Albuquerque, a qual designa de 14 a 21 de dezembro a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. Como o transplante é a única chance de cura, a lei transformou a dor em esperança para milhares de pessoas na mesma situação.
No dia 22 de abril de 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.930, que tem como objetivo o esclarecimento e a mobilização do doador voluntário, cuja compatibilidade sanguínea permite ser doador de medula óssea, em vida, sem prejuízo à sua saúde.

Um comentário:

  1. O deputado BETO ALBUQUERQUE é um dos maiores políticos deste país e representa o nosso RIO GRANDE DO SUL através de suas exitosas atuações em todas as áreas. O seu trabalho é visível aos olhos de todos e o resultado disso pode ser observado sempre através de suas votações em cada pleito. Em sua última eleição para o congresso obteve mais de 200 mil votos e isso o tornou O DEPUTADO mais bem votado do RS e seus eleitores o colocam no pódio em cada eleição únicamente pelo RECONHECIMENTO DE SEU EXCELENTE TRABALHO. Suas conquistas trazem benefícios para a saúde e estas abrangem não só o nosso estado como o pais inteiro, como é o caso da LEI PIETRO. Beto Albuquerque foi eficáz, decisivo, quando da criação da UERGS e agora trabalha no projeto de construção da Universidade Pública do Norte do Estado; Beto enquanto coordenador da Frente Parlamentar do Trânsito, executou projetos de destaque, bem como campanhas de conscientização e humanização do trânsito. Suas contribuições em forma de emendas de leis e criação delas gerou muita mobilização e isto diminuiu os índices de mortalidade no trânsito. O socialista que muito nos orgulha é um exemplo de político sério, honesto e parceiro de entidades, associações e carrega em sua tragetória um histórico de generosidade com todos. Beto Albuquerque, a exemplo de outros 512 parlamentares, que tem restrições no que diz respeito a destinação de recursos para outros estados (em função da legislação que impede emendas orçamentárias além do seu domicílio eleitoral) mas ainda assim consegue, ao contrário de muitos, faz refulgir suas ações, projetos e Leis aos outros estados do Brasil e isso o torna cada vez mais reconhecido, admirado e sempre homenageado pelo Brasil. Entusiasmo não me faltaria para seguir descrevendo por muitas horas esse EXCELENTE SOCIALISTA, pois acompanho seu trabalho há muitos anos, mas a minha intenção neste post é fazer com que as pessoas leiam o meu comentário, e escrevendo tanta coisa talvez as pessoas não queiram ler. Obrigado pela atenção. PARABÉNS BETO ALBUQUERQUE.
    Giordel Marques - Coordenador da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Prefeitura de Bagé).

    ResponderExcluir