quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Semana de Mobilização Nacional para Doação 
de Medula Óssea inicia nesta quinta-feira (14)


Aumentar o número de doadores de medula óssea cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Este é o objetivo da Lei Pietro, de autoria do ex-deputado federal Beto Albuquerque, que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. A Lei, sancionada no dia 22 de abril de 2009, prevê que anualmente de 14 a 21 de dezembro, sejam desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea. Atualmente, o Brasil registra anualmente cerca de 10 mil novos casos de leucemia, doença que na maioria das vezes somente pode ser vencida por meio de transplante.

Durante a semana, uma série de atividades serão desenvolvidas em todo o país com o objetivo de mobilizar e estimular cada vez mais a solidariedade dos brasileiros para esta causa. Ações, atividades e campanhas publicitárias devem envolver órgãos públicos, sindicatos, entidades privadas e voluntários a fim de informar e orientar sobre a facilidade de se fazer parte do cadastro de doadores e da importância da doação de medula óssea para salvar vidas.

Como será a campanha no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, a abertura da semana acontece amanhã (14), em Cachoeirinha, no Shopping do Vale, onde a Unidade Móvel do Hemocentro estará cadastrando das 14h às 18h.

Na sexta-feira (15), às 15h, Beto Albuquerque estará em Passo Fundo para falara sobre a doação de medula óssea para jovens do CIEE. No dia 18 de dezembro, haverá cadastramento na Escola de Formação de Soldados da Brigada Militar em Porto Alegre, para formandos de Osório e Porto Alegre. Já no 19 de dezembro, às 10h, o autor da lei participa no Centro de Transplantes de Medula Óssea do Hospital de Clínicas de Porto Alegre da inauguração da máquina de aférese, que faz a captação da medula sem a necessidade do método tradicional de punção. O equipamento foi adquirido com emenda parlamentar destinada por Beto durante seu mandato de deputado federal.

As atividades encerram no dia 20, às 9h, em Guaíba, quando a Unidade Móvel do Hemocentro estará cadastrando soldados formandos de Guaíba e Montenegro.




PASSO-A-PASSO PARA O CADASTRO

Requisitos

Ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde.

Para se cadastrar

Levar documento de identidade e preencher o formulário.

A coleta

É colhido 5 ml de sangue para o teste de compatibilidade (HLA)

Banco de dados

Os dados, juntamente com o resultado do exame de HLA, serão incluídos em um banco de dados, chamado Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea).

Compatibilidade

Quando aparecer um paciente, a compatibilidade será verificada com o possível doador que fará um exame clínico para confirmar o bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação.

A confirmação

Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para decidir sobre a doação.

Vida Nova

O procedimento de doação é muito simples, sem transtornos para quem doa, mas uma atitude que para o doente será a diferença entre a vida e a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário