segunda-feira, 6 de maio de 2013

“Deve-se doar com a alma livre, simples, apenas por amor, espontaneamente!”


"Eu estou disposta a doar, quantas vezes forem necessárias!" Danubia Borges.


Boa noite!
Um depoimento emocionante de uma doadora de Medula Óssea..
"A emoção ainda toma conta de mim, e é complicado tentar colocar no papel algo tão importante assim. Toda vez que tento expressar em palavras o que vivi, lágrimas começam a surgir sem que eu perceba.
Tudo começou há quase dois anos atrás quando um amigo teve aplasia medular, uma pessoa que estava acostumada a salvar vidas. Ele um rapaz jovem, casado, com uma vida toda pela frente, bombeiro por profissão e por amor.
Ali começava a luta da família, foram várias campanhas, foram várias noites sem dormir e dias intermináveis em busca de uma compatibilidade. Ele lutou até o fim, mas infelizmente não acharam.
Em uma dessas campanhas resolvi me inteirar mais sobre o assunto, já que não há uma divulgação e a falta de informação às vezes dificulta muito.
Eu não tinha noção o que era necessário fazer pra tornar uma doadora de medula óssea.
Através das informações passadas pela família me tornei doadora na esperança de um dia poder ajudar alguém.
Meses se passaram e eu no fundo nunca pensei que um dia fosse compatível com alguém.
No mês de fevereiro desse ano pra minha surpresa o pessoal do Hemocentro entrou em contato, dizendo que talvez eu pudesse ser compatível com alguém, pediram então que eu fosse até lá pra fazer uma segunda coleta para que fizessem exames mais específicos.
Assim foi feito. Informaram-me no dia que caso houvesse a compatibilidade o pessoal do INCA entraria em contato.
Dias se passaram e eu mais uma vez achava que não tinha dado em nada. Mas pra minha surpresa o INCA entrou em contato, dizendo que sim, que eu era compatível com uma pessoa que estava precisando, e perguntaram se eu estava disposta a fazer a doação de medula óssea.
Hora alguma eu hesitei, disse que estava disposta sim quantas vezes fosse necessário.
A partir daí começou todo o processo. Eles entraram em contato com o pessoal do Araújo Jorge (aqui mesmo em Goiânia) Associação de Combate ao Câncer do estado de Goiás.
Fiz todos os exames e assinei o termo de responsabilidade aceitando fazer a doação.
Exames entregues, tudo ok, saúde em perfeito estado, era hora de partirmos para a doação.
Marcaram a data da minha internação. Tiraram todas as minhas dúvidas e falaram como seria o procedimento.
Eu tive que doar 2 bolsas de sangue para que depois eu as recebesse de volta no dia da doação.
Internei numa quinta-feira apenas para receber soro e pra que eles me preparassem para o procedimento no outro dia.
Enfermeiros a todo o momento aferiam minha pressão, minha temperatura e com todo cuidado e atenção tentavam me deixar o mais a vontade possível.
No outro dia pela manhã foi feito o procedimento, fui pro centro cirúrgico logo pela manhã.
Foi feito uma medicação para que eu dormisse, tomei anestesia “RAC” não senti absolutamente nada, e acordei no final do procedimento.
Eles fazem dois furinhos minúsculos na região da bacia (furos a ponta de um lápis de escrever) e tiram a quantidade de sangue de acordo com o seu peso.
Voltei para o quarto, recebi uma bolsa de sangue que havia doado durante o procedimento mesmo, e a outra quando já estava no quarto.
O efeito da anestesia passou e a única coisa que sentia era um incomodo da região da bacia, nada de insuportável, pelo contrário (mulheres que já tiveram filho, o incomodo que senti é o mesmo de quando está próximo de dar a luz).
Depois do procedimento os cuidados foram os mesmo, aferiam pressão e temperatura, continuei tomando soro e de repouso.
Só no outro dia pela manhã que recebi alta, o médico passou pra ver como estava e viu que não era necessário nem mesmo fazer mais curativo pois a cicatrização estava ótima.
Então fui embora pra minha casa, com a sensação de ter ajudado alguém, extremamente emocionada.
Pedem para que não peguem peso, e fique de repouso por uns 3 dias. Depois disso a vida volta ao normal. Continuo tomando uma vitamina a base de ferro.
Daqui uma semana, volto ao Araújo Jorge para fazer um hemograma completo, pra ver se está correndo tudo bem.
Difícil tentar descrever tudo o que estou sentindo. Só queria compartilhar com vocês a emoção que sinto nesse momento. Já estou em casa, me recuperando muitíssimo bem.
Uma felicidade extrema de saber que há um alguém, que pra mim não tem rosto, nem nome e nem sobrenome e que nesse momento também pode estar sentindo o mesmo que eu.
Acho que agora eu entendo perfeitamente o porquê deles (INCA) não informarem a identidade nem de quem está doando muito menos de quem está recebendo.
É uma emoção que transborda dos meus olhos todas as vezes que me pego pensando na felicidade dessa pessoa de poder ter esperança de vida!
Pra mim foi tudo tão simples, foi tudo tão rápido e tão gratificante. Doar algo que pra mim não me fará falta e que pra alguém é de uma importância extrema.
Imagino a angústia, a demora e o sofrimento não só dele, mas da família também em busca da cura, em busca de uma compatibilidade, de alguém disposto a ajudar.
Lógico que se possível queria muito conhecer essa pessoa que recebeu a medula, mas só de saber que eu de alguma forma pude ajudar e que ainda consegui levar esperança e assim fazer com que ele desse um singelo sorriso de felicidade pra mim já é o suficiente.
Talvez a gente devesse olhar mais para o lado, respirar outros ares e doar mais.
Doar medula óssea, doar sorriso, doar carinho, doar um simples abraço ou uma palavra de força e conforto.
Obrigada a todos que DOARAM um tempo pra mandar uma mensagem de força e carinho.
Muita coisa passando pela cabeça e no coração, os olhos dizem!
O significado é muito importante, mas os sinônimos também fazem parte:
Doar: Ceder gratuitamente a outrem; fazer doação, dar.
Sinônimos: brindar, ceder, conceder, dadivar, dar, facultar, obsequiar,oferecer, ofertar, outorgar e presentear
“Deve-se doar com a alma livre, simples, apenas por amor, espontaneamente!”
Eu estou disposta a doar, quantas vezes forem necessárias!"
Danubia Borges.


Fonte: Liga da Medula Óssea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário