quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Exemplos de vida e luta!





Ex-prefeito de Cruz Alta relata sobre a experiência de perder seu neto, após seis anos do diagnóstico de leucemia

Nilton Paulo Homercher, ex-prefeito de Cruz Alta, teve um mandato reconhecido por seu bom trabalho pela saúde pública municipal, sua principal bandeira de atuação política. O envolvimento com a área foi sempre muito presente em sua vida mesmo após deixar o cargo de prefeito.  Homercher, porém, viu o caso de saúde mais complicado em sua própria casa ao ter seu neto diagnosticado com leucemia aos 12 anos de idade.

Descrito pelo avô como um menino inteligente e dedicado aos estudos, Rafael Homercher faleceu aos 18 anos, após ter lutado seis anos contra a doença, e mesmo tendo seu irmão como doador compatível, não pode receber o transplante de medula em função da sua debilidade imunológica.
Proprietário de um estabelecimento comercial tradicional no centro da cidade, Nilton se emociona ao falar da disposição do neto em querer trabalhar e ajudar no atendimento aos clientes desde muito jovem. Ele diz que Rafael enfrentou a doença com muita coragem e de maneira muito serena.
Homercher conta que o período em que a família viveu a doença de Rafael foi muito intenso, lembra do envolvimento dos amigos que até mesmo financeiramente contribuíram através de ações para arrecadar recursos, pois apesar do tratamento ser feito pelo SUS, algumas despesas complementares dificultavam.
O ex-prefeito ressalta que a agilidade na liberação dos medicamentos e do transplante, após ser encontrado o doador compatível, são fundamentais para o paciente superar a leucemia. O aumento significativo do número de candidatos a doador de medula, que passou de cerca de 700 mil para mais de 3 milhões a partir da Lei Pietro, é comemorado por Homercher que faz um apelo para que mais pessoas se solidarizem e cadastrem-se. “Nós enfrentamos a doença do Rafael, ele foi muito corajoso, um menino especial, infelizmente não conseguimos superá-la. Mas temos que continuar esta luta e ajudar outras pessoas que estão precisando. Ser candidato a doador de medula é um ato nobre que pode salvar vidas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário