HISTÓRIA
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Beto é condecorado em Passo Fundo ao encerrar Semana de Doação de Medula Óssea
HISTÓRIA
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Na Câmara dos Deputados 239 novos doadores de medula óssea
A Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea – Lei Pietro (11.930/2009) -, de autoria do deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), atraiu 239 novos doadores na ação organizada pelo gabinete do parlamentar gaúcho. Nos dias 14 e 15, uma unidade móvel do Hemocentro de Brasília foi instalada na entrada do Anexo III da Câmara para cadastramento de novos integrantes do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Deputados, servidores da câmara, comissionados, terceirizados e visitantes não se importaram com a chuva que caiu durante toda a tarde desta quarta-feira (15). Uma longa fila se formou sob os toldos do ônibus do Hemocentro que colheu 5 ml de sangue de cada doador voluntário até às 17h. Muitos não conseguiram chegar a tempo de se cadastrar na Câmara, mas foram orientados a se dirigir ao Hemocentro de Brasília, na Asa Norte.
FOTO RODIMAR OLIVEIRA
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Começa a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Beto destaca importância de atualização do Redome
Autor da Lei Pietro (11.930/2009), que criou a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) festejou a criação de nova ferramenta para buscar uma solução para a desatualização de dados dos doadores cadastrados. Atualmente, 12% dos doadores de medula óssea cadastrados no Brasil não são localizados, situação que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) busca resolver. A previsão é de que no início de 2011 seja lançado um sistema online de atualização de dados, o que hoje só pode ser feito por telefone ou e-mail. Com a mudança, o próprio doador poderá atualizar suas informações por meio de uma senha pessoal que lhe dará acesso ao sistema.
O deputado Beto Albuquerque lembra que nos últimos 12 meses cerca de 700 mil novos cadastros ingressaram no Redome, fruto de uma forte campanha de esclarecimento no país. A população passou a se aproximar mais da realidade de quem precisa de transplante de medula óssea. Mesmo assim, o parlamentar destaca a importância de se continuar buscando ainda mais doadores, o que torna fundamental esta ação do Inca para atualização de dados.
Este é o segundo ano em que se realiza a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea – de 14 a 21 de dezembro – quando órgãos governamentais ou não trabalham para ampliar o número de doadores cadastrados. Hoje há 1.073 brasileiros aguardando por doação.
O coordenador do Redome e diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do Inca, Luís Fernando Bouzas, informa que 70 doenças podem levar à necessidade de transplante de medula óssea, tecido onde são produzidos os componentes do sangue. Entre elas estão leucemia, linfoma e alguns tipos de anemia.
*foto: Agência Câmara