Autor da lei que criou a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea (Lei Pietro – 11.930/2009) – realizada anualmente de 14 a 21 de dezembro –, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) encerrou as atividades nesta terça-feira (21) em Passo Fundo. O parlamentar festejou o crescimento do número de doadores no País. Nos últimos 18 meses, o número de cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) passou de 735 mil para quase 2 milhões. A expectativa é que no final de 2011 esse número chegue a 4 milhões.
Em parceria com o Hemocentro de Passo Fundo (Hemopasso), o 7° Comando Regional de Bombeiros realizou coleta de sangue para cadastramento de doadores de medula óssea dentro da campanha de esclarecimento e incentivo à doação, como se propõe a Lei Pietro, para ampliar o número de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Beto, juntamente com prefeitos da região e outras autoridades, foi condecorado pelo 7º CRB com a Comenda dos Bombeiros da Brigada Militar em comemoração aos 61 anos da corporação. Afirmou ser um orgulho poder encerrar a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea na cidade onde nasceu e comentou a homenagem recebida.
“É uma honra para ter sido condecorado pela Comenda dos Bombeiros aqui em Passo Fundo hoje. Aqui unimos a celebração dos 61 anos dos Bombeiros com a campanha de doação de medula. Estou feliz por todas estas novas adesões a esta causa que tem o objetivo de salvar vidas de quem precisa de nós para continuar vivendo. O Natal não poderia ser mais feliz com toda esta demonstração de solidariedade”, afirmou o autor da Lei Pietro.
HISTÓRIA
Foi no dia 26 de dezembro de 1949 a instalação da primeira Guarnição de Combate a Incêndio da região da Produção e Norte do Estado, composta por 16 homens, ocasião em que realizou demonstração de eficiência sob comando do 1° tenente Jarcy Azevedo Queirós.
Na segunda-feira (20), foi realizada em Passo Fundo a Caminhada pela Vida com participantes usando camisetas com o tema da doação e faixas incentivando a solidariedade, passando pela Avenida Brasil e principais vias da cidade. A iniciativa foi do Hospital São Vicente de Paulo, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Hemocentro de Passo Fundo. O deputado Beto Albuquerque foi representado na caminhada pela assessora Diná Lima da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário