O Hemocentro de Alegrete estará novamente na cidade nesta sexta-feira, dia 5, para uma nova etapa da Campanha Minha Cura Pode Estar em Você. Na oportunidade, as equipes estarão no salão do júri, no Fórum, das 9h às 15h, para cadastrar doadores de medula óssea. O procedimento é simples - bastam cinco mililitros de sangue - e pode salvar vidas. Na mais recente visita do Hemocentro, 200 pessoas foram cadastradas, desta vez serão 300.
Toda essa mobilização teve início a partir de cartazes distribuídos na cidade, em prol da menina Mariana Cuervo Eidt, servidora do poder judiciário em Santa Cruz do Sul, portadora de Leucemia Linfoide Aguda. Com apoio de empresas e entidades, a ideia foi sendo divulgada. A simplicidade do ato e o grande benefício que ele pode trazer também ajudam. Uma das incentivadoras da campanha, a juíza Mirtes Blum estará na quinta-feira no programa Canal Livre, ao meio-dia, na RCCFM, detalhando o assunto.
O sangue coletado no dia da ação é encaminhado para Porto Alegre, onde é analisado. A partir de então, a pessoa é cadastrada no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), órgão atrelado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os dados são então cruzados com os dos pacientes - se aparecer alguma compatibilidade, o doador é avisado. Aí então é que será feita a coleta da medula, a partir do osso da bacia - procedimento de fácil recuperação. Para o doador, uma indisposição passageira, mas para o paciente a diferença entre a vida e a morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário