quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Em semana nacional de mobilização, governador do RS se cadastra como doador de medula óssea


Para marcar a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, entre 14 e 21 de dezembro, o governador Eduardo Leite se cadastrou, na manhã desta quarta-feira (16/12), no Palácio Piratini, como doador no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

"Muitas vidas dependem da possibilidade de encontrar um doador compatível para o transplante de medula. Por isso, hoje, o cidadão Eduardo Leite toma essa medida de fazer o cadastramento neste banco de dados para doadores voluntários de medula óssea. Peço a todos aqueles que também puderem fazer, que o façam, que se apresentem, deem sua colaboração e que ajudem a salvar vidas", disse Leite.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou a necessidade de falar do assunto, a fim de disseminar a informação. “Temos hoje 183 pessoas com doenças, como leucemia, aguardando um doador compatível de medula óssea para transplante”, afirmou a secretária.  

Para se cadastrar no Redome, basta ir a um dos oito hemocentros da rede estadual, doar 5ml de sangue e preencher corretamente os dados cadastrais. Caso seja atestada a compatibilidade para a doação de medula óssea com um paciente que precise transplante, a pessoa será chamada para, de fato, realizar a doação.

Arita destacou também a importância de manter as informações pessoais atualizadas no banco de dados, por meio do site redome.inca.gov.br, ou presencialmente, em qualquer hemocentro da rede estadual.

De acordo com o presidente do Instituto Pietro, o ex-deputado federal Beto Albuquerque, há 78 doenças passíveis de cura por meio de transplante de medula óssea, que acometem cerca de 12,5 mil pessoas por ano no país. “Destes, cerca de 60% tendem a precisar de transplante e a probabilidade de encontrar um doador compatível não-familiar é de 1 para 100 mil. Por isso, quanto mais pessoas estiverem cadastradas, com os dados atualizados no banco de dados, mais fácil será salvar uma vida.”

Redome

O Brasil tem mais de 5,2 milhões de doadores cadastrados e o Rio Grande do Sul atinge 359.758 pessoas cadastradas.

Para ser doador, a pessoa precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. Para se cadastrar basta levar documento de identidade e preencher o formulário, quando serão colhidos 5 ml de sangue para o teste de compatibilidade com pessoas que necessitam de transplante de medula.


Texto: Marília Bissigo/Ascom SES/ Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini



Nenhum comentário:

Postar um comentário