terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Fevereiro Laranja




🧡 O Fevereiro Laranja Ă© o mĂŞs de combate Ă  Leucemia, tipo de câncer que acomete os leucĂłcitos (glĂłbulos brancos), os quais começam a se reproduzir de maneira descontrolada, dando inĂ­cio aos primeiros sinais da leucemia. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se mais de 10 mil casos em 2018.
Conheça abaixo os diferentes tipos de Leucemia:
– Leucemia linfĂłide crĂ´nica: afeta cĂ©lulas linfĂłides e se desenvolve vagarosamente. A maioria das pessoas diagnosticadas com esse tipo da doença tem mais de 55 anos. Raramente afeta crianças;
– Leucemia mielĂłide crĂ´nica: afeta cĂ©lulas mielĂłides e, normalmente, se desenvolve vagarosamente. Acomete principalmente adultos;
– Leucemia linfĂłide aguda: afeta cĂ©lulas linfĂłides e agrava-se rapidamente. É o tipo mais comum em crianças, mas tambĂ©m ocorre em adultos;
– Leucemia mielĂłide aguda: afeta as cĂ©lulas mielĂłides e avança rapidamente. Ocorre principalmente em adultos em torno de 60 anos. Mas tambĂ©m pode ocorrer em crianças.
Anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, sangramentos na gengiva e nariz, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos são alguns dos sintomas da Leucemia. Além destes sintomas, podem surgir gânglios linfáticos inchados, perda de peso sem motivo aparente, febre alta contínua, desconforto abdominal e dor nas articulações e nos ossos.
É essencial uma avaliação médica e, por meio da coleta de medula óssea, a realização de exames específicos para um diagnóstico mais preciso da doença.
Para o tratamento é necessário destruir as células leucêmicas para que a medula óssea volte a produzir células normais. Neste processo, estão associadas a adoção de medicamentos, controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou combate da doença no Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal). O transplante de medula óssea é indicado após a doença ser controlada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário