segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

XI Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea começa na capital gaúcha com atividade na Orla do Gasômetro




Com entusiasmo e emoção, o Instituto Pietro-Doe Medula abriu a XI Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que acontece de 14 a 21 de dezembro, com uma atividade de conscientização na orla do Gasômetro, em Porto Alegre. Com a presença do presidente do IPietro e autor da Lei que institui a Semana, Beto Albuquerque, a atividade contou com a distribuição de material informativo sobre como se tornar um doador de medula óssea. "Apostamos muito no diálogo e na informação para captar novos doadores. Hoje já ultrapassamos os cinco milhões de cadastrados no Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Este número com certeza traz mais esperança para quem depende de um transplante para viver", comemora.

Neste ano, o Instituto Pietro – Doe Medula fechou uma parceria com o empresário Edemir Simonetti, proprietário do Chalé da Praça XV e do 360 Gastro Bar em prol da doação de medula óssea. De 14 a 21 de dezembro, quem for aos restaurantes poderá contribuir voluntariamente com qualquer valor para a causa, além de receber informações de como ser um doador de medula.




Atualmente, quase 5 milhões de pessoas estão cadastradas no país como doadores, mas é um número inferior à demanda. Para ser doador, basta procurar o hemocentro mais próximo, ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. É necessário levar documento de identidade oficial com foto e preencher um formulário. No ato do cadastro, são coletados cinco mililitros de sangue para análise do código genético de compatibilidade, chamado de HLA (histocompatibilidade). O resultado do exame fica armazenado no Redome.

Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para decidir sobre a doação.  O cadastrado pode ser chamado para realizar a doação até os 60 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário