quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Mobilização na Orla do Gasômetro dá início a XI Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea




No próximo dia 14, tem início a XI Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. Até 21 de dezembro, serão realizadas diversas ações de incentivo ao cadastro da população no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), em todo o Brasil.

A campanha foi instituída pela Lei nº 11.930/09, de autoria do então deputado federal Beto Albuquerque (RS), que ficou conhecida como Lei Pietro, em homenagem ao seu filho que foi vítima de leucemia mieloide aguda e faleceu após 14 meses de luta contra a doença.

Em Porto Alegre, a abertura da Semana acontecerá na Orla do Gasômetro com a distribuição de materiais informativos e de conscientização sobre a importância do cadastramento de novos doadores. A concentração inicia a partir da 11h30, em frente ao 360 POA Gastro Bar.

Neste ano, o Instituto Pietro – Doe Medula, que tem Beto como presidente, fechou uma parceria com o empresário Edemir Simonetti, proprietário do Chalé da Praça XV e do 360 Gastro Bar em prol da doação de medula óssea. De 14 a 21 de dezembro, quem for aos restaurantes poderá contribuir voluntariamente com qualquer valor para a causa, além de receber informações de como ser um doador de medula.

Atualmente, quase 5 milhões de pessoas estão cadastradas no país como doadores, mas é um número inferior à demanda. Para ser doador, basta procurar o hemocentro mais próximo, ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. É necessário levar documento de identidade oficial com foto e preencher um formulário. No ato do cadastro, são coletados cinco mililitros de sangue para análise do código genético de compatibilidade, chamado de HLA (histocompatibilidade). O resultado do exame fica armazenado no Redome.




Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para decidir sobre a doação.  O cadastrado pode ser chamado para realizar a doação até os 60 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário