quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

ICDF comemora transplantes de medula óssea



Nesta terça-feira (17), em Brasília, o presidente do IPietro, Beto Albuquerque, participou de mais um evento da programação da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que acontece até o próximo dia 21 dezembro. “Foi dia de celebrar os 416 transplantes de medula realizados, desde 2014, na Unidade Pietro Albuquerque no Instituto de Cardiologia do DF, ICDF”, destacou Beto. Só neste ano foram 69 transplantes.

Na oportunidade Beto agradeceu o trabalho da direção do Hospital, em especial a Dra. Nubia e o Dr. André, os hematologistas Volney e André, os médicos, enfermeiros e funcionários do ICDF. “Igualmente foi uma alegria ter a presença da Dra. Daniela, da Central Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde. Mas muito importante foi ver e abraçar a dona Maria e o Kelson que estão dando alta depois de meses do tratamento e transplante”, comemorou.



Inaugurada em 2014, a Unidade Pietro Albuquerque foi construída para atender a demanda de pacientes com indicação para o transplante de medula óssea (TMO) no Centro-Oeste. O nome foi escolhido em homenagem ao filho do líder, Beto Albuquerque (RS), que faleceu em fevereiro de 2009, vítima de leucemia mieloide aguda, após 13 meses de luta contra a doença. Dados recentes da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO – revelaram que o Instituto de Cardiologia do DF ocupou a primeira colocação no ranking de transplante de medula óssea na categoria “por milhão de habitantes”.

Como doar medula óssea?
Para doar é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante). Em seguida, procure o Hemocentro do seu estado e se cadastre como doador voluntário. É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos hemocentros nos estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário