quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea tem atividades de destaque


Foto: Fernando Muller
Três atividades foram destaque na 8ª Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que ocorre anualmente de 14 a 21 de dezembro, conforme a lei 11.930, conhecida como Lei Pietro. No dia 14, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) realizou solenidade, marcando a abertura da semana, na Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) Pietro Albuquerque, em Brasília. Conforme o hematologista responsável pela unidade de TMO do ICDF, Gustavo Bettarello, a ideia da ação foi homenagear pessoas que prestam relevantes serviços ao setor de transplante de medula. O ato também contou com a presença de pacientes transplantados, da equipe de transplante do hospital e de instituições parceiras, como o Hemocentro DF.
Autor da Lei Pietro, o presidente do PSB/RS e ex-deputado federal Beto Albuquerque, participou de todas as atividades alusivas à semana. A Lei ganhou esse nome em homenagem ao filho do ex-parlamentar gaúcho. Pietro foi vítima de leucemia mieloide aguda e faleceu após 14 meses de luta contra a doença.
Na terça-feira, (20/12), mais um passo importante foi dado para atender a demanda de pacientes com indicação para o transplante de medula óssea (TMO) no Sul do país. Em Passo Fundo foi realizada solenidade de lançamento do projeto para implantação da Unidade de Transplante de Medula Óssea no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Apoiando a iniciativa, estiveram presentes, além de Beto, o prefeito reeleito de Passo Fundo, Luciano Azevedo (PSB) e o secretário da Saúde do RS, João Gabbardo, além de autoridades e lideranças locais que, de forma unânime, se comprometeram a auxiliar na realização do projeto. “Há oito anos, quando perdi meu filho Pietro, nós tínhamos 750 mil doadores cadastrados no Brasil. Hoje passamos de quatro milhões, fruto de mobilização e de muitas pessoas envolvidas”, destacou Beto, emocionado com o projeto a ser realizado na sua cidade natal e onde Pietro nasceu. O socialista também comemorou a expansão dos Bancos de Cordão Umbilical. “Atualmente existem 12 bancos públicos no território nacional. Ligamos o Banco Brasileiro a outros países, permitindo que quando um paciente se deparar com a leucemia, encontrará um cadastro de 27 milhões de pessoas. Hoje temos doadores, mas não temos leitos suficientes para os transplantes”, explicou.
Para encerrar a semana da Lei Pietro, nesta quarta-feira, (21/12), ocorreu atividade no posto da Polícia Rodoviária Federal, em Gravataí, onde foram distribuídos materiais informativos sobre doação de medula óssea. O ônibus do Hemocentro RS esteve no local e dezenas de policiais e condutores voluntários se cadastraram como doadores de medula óssea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário