quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

ICDF comemora Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea



Para celebrar a Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula Óssea, comemorada no período de 14 a 21 de dezembro, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF – realizou nesta quarta-feira solenidade na Unidade de Transplante de Medula Óssea Pietro Albuquerque. A ideia da ação foi a de homenagear pessoas que prestam relevantes serviços ao setor de transplante de medula do ICDF.
 
A solenidade contou com a presença de pacientes transplantados, da equipe de transplante do hospital e de instituições parceiras, como o Hemocentro DF e o ex-deputado federal Beto Albuquerque. Até agora, o ICDF promoveu 162 transplantes de medula óssea, sendo que desse total foram 123 autólogos; 28 aparentados; e 11 não aparentados. A instituição já superou a meta anual, que era de 150 transplantes de medula.

 
O hematologista responsável pela unidade de TMO do ICDF, Gustavo Bettarello, destacou na solenidade o trabalho realizado pela equipe. “Sem apoio de vocês não teríamos chegado tão longe. Nós conquistamos tanto nesses últimos anos, tivemos grandes conquistas e o reflexo disso hoje são os nossos pacientes transplantados”, pontua Gustavo. 
 
O paciente Francisco da Silva realizou o transplante de medula no início do ano. Ele chegou a realizar o TMO Autólogo, mas recuperação veio no segundo procedimento, o TMO Aparentado. “Hoje eu tenho duas datas de aniversário. A minha data mesmo e a que eu fiz o transplante. Eu agradeço demais todo o pessoal do ICDF por ter cuidado de mim”, conta Francisco.
 
Para apoiar a causa, colaboradores do ICDF foram nesta quarta-feira até o Hemocentro de Brasília para fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – Redome – que conta hoje com mais de quatro milhões de doadores inscritos. O Redome foi criado em 1993, em São Paulo, para reunir informações de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante.
 
Sobre a Semana de Mobilização
 
A Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea foi criada em 2009, por meio da Lei Pietro Albuquerque. Entre 14 e 21 de dezembro, são desenvolvidas por todo Brasil diversas ações que tratam da doação e transplante de medula óssea. Pietro era filho do deputado federal Beto Albuquerque e faleceu em decorrência de leucemia mielóide aguda. O jovem chegou a realizar o transplante de medula, cerca de um ano depois do diagnóstico, mas já se encontrava debilitado pelos efeitos da leucemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário