segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Beto Albuquerque apoia instalação de Centro de Transplante de Medula Óssea em Passo Fundo




Integrantes da direção do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, apresentaram o projeto para a construção do Centro de Transplante de Medula Óssea ao presidente do PSB/RS, Beto Albuquerque, na manhã desta segunda-feira (24/10), em Porto Alegre. O HSVP atende cerca de 400 municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o que corresponde a mais de dois milhões de habitantes. “Identificamos no Beto Albuquerque uma das pessoas que mais entende deste tema no Brasil, além de confiarmos na sua capacidade e honestidade política”, destacou o superintendente médico e acadêmico do HSVP e diretor do Instituto do Câncer do hospital, Alberto Kaemmerer.

Autor da Lei Pietro, em vigor desde 2009, que criou a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, Beto reiterou o apoio prestado no mês de junho para ajudar na interlocução junto ao Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde. “Sou um parceiro incondicional e seguirei à disposição para ajudar na instalação dessa unidade que ajudará a salvar muitas vidas por meio da doação de medula óssea”, disse, adiantando que se reunirá nos próximos dias com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, para tratar da demanda.



Vereador eleito pelo PSB em Passo Fundo, Saul Spinelli integra um grupo de voluntários que trabalha pela qualificação do Hospital São Vicente de Paulo e participou da reunião. “Nosso papel é ajudar na articulação para que Passo Fundo se torne referência regional de transplantes de medula óssea”, destacou, ressaltando também que atualmente somente os municípios de Porto Alegre e Santa Maria contam com centros especializados em doação de medula. “Em 2012 o grupo liderado pelo médico Pablo Santiago contribuiu para a captação de verbas para o Centro de Oncologia Infantil. Na oportunidade, uma emenda do Beto Albuquerque, no valor de R$ 794 mil, contribuiu para a construção do espaço”, lembrou.

O médico Pablo Santiago, que é hematologista e oncologista pediátrico e a médica hematologista Moema Nenê Santos, ambos do Instituto do Câncer do HSVP, também participaram da reunião ocorrida na sede do PSB/RS.

Texto: Saul Teixeira – PSB/RS/ Foto: Fernando Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário