quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Primeiro transplante de medula óssea
no DF é realizado com sucesso

Primeiro transplante de medula óssea no DF é realizado com sucesso
A cirurgia durou menos de uma hora e ocorreu de maneira tranquila


BRASÍLIA (20/11/13) – O primeiro transplante de medula óssea pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal foi realizado esta quarta-feira (20) no Instituto de Cardiologia do DF (ICDF). A cirurgia durou menos de uma hora e foi considerada um sucesso pela equipe médica que acompanhou o caso. 
"O procedimento ocorreu de maneira tranquila. Somente após esse tempo saberemos se as células repovoaram a medula adequadamente para que o transplante tenha sido, de fato, bem-sucedido", afirmou o chefe da equipe médica, Gustavo Bettarello. 
O paciente Humberto Ribeiro, que é aposentado e tem 66 anos, passará pelo processo de recuperação que deve durar de 10 a 12 dias. Ele é portador de Mieloma Múltiplo, um tipo de câncer. 
A filha do paciente, Simone Oliveira, contou que quando o pai foi diagnosticado com a doença foi um choque para a família. "Quando soubemos, foi um grande baque. Ficamos felizes ao saber que havia a estrutura completa para o tratamento do caso dele. Estamos esperançosos", comemorou. 

REFERÊNCIA – Esse foi o primeiro transplante de medula, totalmente pago pelo SUS, realizado na capital federal. Outros procedimentos, como os de coração, córnea, rim, fígado, pulmão e agora de medula, já têm como referencia nacional o Distrito Federal
Para o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, isso representa um marco para a capital. "Esse dia é muito importante, pois estabelece um parâmetro idealizado pelo GDF: tornar o Distrito Federal uma referência nacional em transplantes de tecidos e órgãos", afirmou o secretário. 
Ainda segundo Barbosa, hoje há maior preparo tanto na estrutura dos hospitais quanto na capacitação dos profissionais. "Isso é um ganho enorme para a população que depende do SUS", ressaltou. 
Em parceria com a Secretaria de Saúde do DF, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) coletou, armazenou e processou o sangue do paciente. 
(L.C/T.V*)

Fonte: Governo do Distrito Federal - Por  | Para: CBN Foz

Nenhum comentário:

Postar um comentário