quinta-feira, 18 de julho de 2013

IMAMA reúne cerca de 400 mulheres em frente à Assembleia Legislativa do RS

A ação integra as atividades da Semana Estadual da Luta Contra o Câncer de Mama

Um total de 370 mulheres com suas sombrinhas cor-de-rosa pararam o trânsito em frente à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), na tarde desta segunda-feira, dia 15/07. A atividade foi organizada pelo IMAMA - Instituto da Mama RS, em parceria com a Assembleia Legislativa do RS, por meio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, com apoio do Hospital Moinhos de Vento (HMV) e do Ministério Público do RS. Sendo que a ação integra a Semana Estadual da Luta Contra o Câncer de Mama, que acontece até o dia 18 de julho - data que marca o Dia de Luta contra o Câncer de Mama, conforme a Lei nº 12.126/2004.

O IMAMA realizou no início da tarde desta segunda-feira o maior flashmob – aglomeração instantânea – de sua história, que contou com a presença animada de colaboradoras da ALRS, além de voluntárias e vitoriosas da entidade. Além disso, vieram caravanas do interior gaúcho, das cidades de Bento Gonçalves, Não-Me-Toque, Três de Maio e Taquari. Elas realizaram movimentos sincronizados e silenciosos com sombrinhas cor-de-rosa.

Depois, todos foram convidados a participar do Fórum “Saúde é Cidadania”, no Auditório Dante Barone, da ALRS, com o presidente da Casa Legislativa, Pedro Westphalen, que salientou que também é médico e reconhece a relevância do compromisso iniciado. "Sei da dificuldade que é dar um diagnóstico de câncer de mama, por isso agradeço pelos instrumentos de combate ao câncer que serão apresentados nessa Semana", salientou.
Por sua vez, a presidente voluntária do IMAMA, a médica mastologista Maira Caleffi, observou que "lutar pela saúde é cidadania, pois não estamos contentes com o tratamento que o câncer de mama tem recebido". "Existem avanços, mas o tratamento tem que ser mais rápido", criticou, fazendo menção à Lei dos 60 dias, que exige que o paciente inicie o tratamento em, no máximo, dois meses, depois do diagnóstico. Além disso, Maira Caleffi disse que, neste momento, deve haver o resgate da credibilidade de políticos, gestores e dos próprios médicos. "Todos devem se engajar ao que a população está fazendo eco e atender às demandas mais urgentes, por Saúde e acesso", ressaltou a presidente do IMAMA.


O segundo painel da tarde tratou sobre “A Força do Terceiro Setor nas Políticas Públicas Nacionais” e o terceiro e último painel abordou “O Direito à Saúde na Mesa da Justiça”, com o Dr. Gabriel Faria Oliveira, da Defensoria Pública da União. O evento abriu e encerrou com a apresentação do Coral do IMAMA.


A Semana Estadual da Luta contra o Câncer de Mama, por sua vez, foi instituída pela Lei nº 13.749/2011, a partir de proposição da deputada Maria Helena Sartori (PMDB), aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa. O texto estabelece que anualmente, na semana que compreende o dia 18 de julho, sejam desenvolvidas ações com a finalidade de informar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e luta contra o câncer de mama.

Fonte: 
http://www.institutodamama.org.br/eventos-detalhe.php?id=115&menu=eventos&sub=eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário