quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

EU CONVOCO VOCÊ!

Entre para o time e ajude a divulgar a LMC. Para superar o adversário devemos antes conhecê-lo.




O que é LMC (Leucemia Mieloide Crônica)?
Leucemia mieloide crônica, também conhecida como leucemia mielógena crônica e LMC, é um câncer do sangue e da medula óssea, no qual o corpo produz leucócitos cancerosos. A medula óssea é a parte interna dos seus ossos, onde as células sanguíneas são feitas. Com a leucemia, duas coisas acontecem: primeiro algumas células sanguíneas se tornam anormais ou defeituosas; segundo, o corpo continua produzindo um grande número dessas células anormais.
Crônica significa que este câncer é crescimento lento e de ação lenta que pode levar anos para progredir. 
Dentro de cada célula do corpo existem cromossomos. Os cromossomos contêm o projeto, ou direções, para produzir mais células. Quando os leucócitos (WBC) jovens acidentalmente fazem um cromossomo anormal, chamado cromossomo Philadelphia (abreviado como Ph), esse tipo de câncer pode começar. Quase todos os pacientes com LMC (95-100%) apresentam essa anormalidade (também conhecida como irregularidade ou defeito) do cromossomo Philadelphia. A doença é geralmente chamada de leucemia mieloide crônica cromossomo Philadelphia positivo. É abreviada como LMC Ph+.
LMC Ph+ é uma condição grave. Se não for tratada adequadamente, a LMC Ph+ pode representar um risco de vida. Mas a boa notícia é que a LMC Ph+ é tratável.

Quantas pessoas têm LMC e quem pode adquiri-la?

LMC é um câncer raro. As estatísticas atuais da LMC são:
  • Em todo o mundo, a LMC tem uma incidência (taxa de ocorrência de novos casos) de um a dois casos por 100.000 pessoas por ano
  • É responsável por 10 a 15% dos casos adultos de leucemia
  • A idade média no diagnóstico é de aproximadamente 66 anos
  • Mais da metade dos casos são diagnosticados em pessoas com 65 anos ou mais
  • É um pouco mais comum nos homens. O motivo é desconhecido
  • É raramente observada em crianças
Fonte: ABRALE - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia

Nenhum comentário:

Postar um comentário