quinta-feira, 13 de dezembro de 2012




Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea se inicia nesta sexta-feira

Na próxima sexta-feira (14), a partir das 9h, no Auditório da Faculdade de Enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo, o deputado federal Beto Albuquerque fará a abertura da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea.
Conhecida como Lei Pietro (Lei 11.930/2009), de autoria de Beto, e que leva esse nome em homenagem ao filho do parlamentar falecido em 2009 vítima de leucemia, a Semana de Mobilização está no quarto ano de vigência e tem o objetivo de ampliar o número de doadores voluntários cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
A lei foi sancionada no dia 22 de abril de 2009 e prevê que anualmente, de 14 a 21 de dezembro, sejam desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea. Nos últimos anos, o número de doadores voluntários aumentou expressivamente. “Em 2009 tínhamos 51 mil doadores no Estado e 750 mil no Brasil. Hoje já somos 211 mil no RS e 2,5 milhões no Brasil”, afirma Beto.
Acompanhado do governador em exercício, Beto Grill, Beto Albuquerque dará seu testemunho em Passo Fundo, cidade onde nasceu, a respeito da luta de 14 meses travada contra a leucemia sofrida pelo filho Pietro. “Infelizmente não conseguimos encontrar um doador compatível para meu filho. “Eu e Pietro somos portadores de uma missão, que é a de ajudar a fazer com que outras famílias não passem pelo que passamos”, afirma.
Atualmente, o Brasil registra cerca de 10 mil novos casos de leucemia por ano, doença que na maioria das vezes somente pode ser vencida por meio de transplante. Pietro faleceu no dia 3 de fevereiro de 2009 depois de lutar contra uma leucemia mieloide aguda, batalha que levou Beto a propor a criação desta semana, projeto que foi aprovado pela Câmara e pelo Senado e logo sancionado pelo presidente Lula.
Beto tem afirmado que a busca por mais e mais doadores de medula óssea é uma bandeira que carregará para sempre em sua atividade política. O Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos registros dos Estados Unidos (cinco milhões de doadores) e da Alemanha (três milhões de doadores).

PARA SE CADASTRAR
Requisitos
Ter entre 18 e 55 anos incompletos e estar em bom estado de saúde. Levar documento de identidade oficial com foto e preencher um formulário.
A coleta
São coletados 5 ml de sangue (amostra) para análise do código genético de compatibilidade (histocompatibilidade, HLA) comprováveis receptores.
Banco de dados
Os dados, juntamente com o resultado do exame de HLA, serão incluídos em um banco de dados, chamado Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea).
Compatibilidade
Quando aparecer um paciente, a compatibilidade será verificada com o possível doador que fará um exame clínico para confirmar o bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para decidir sobre a doação.
Vida nova
O procedimento de doação é muito simples, sem transtornos para quem doa, mas é uma atitude que para o doente será a diferença entre a vida e a morte.
Onde se cadastrar
No Hemocentro mais próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário