segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


DIÁRIO DA MANHÃ - Passo Fundo 
13/12/2012
Semana de mobilização incentiva doações
Deputado federal Beto Albuquerque fará abertura da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, na manhã desta sexta-feira, 14, no Auditório da Escola de Enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo. Mobilização é referente à Lei Pietro, de 2009
A sexta-feira, 14, marca o início da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que segue até o próximo dia 21 e é referente à Lei Pietro (Lei 11.930/2009). Para incentivar ainda mais as doações, o deputado federal Beto Albuquerque, autor da lei, fará a abertura oficial, na manhã de sexta-feira, às 9h, no auditório da Escola de Enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo, na Rua Coronel Chicuta, 150.
A Lei Pietro leva esse nome em homenagem ao filho do parlamentar morto em 2009 vítima de leucemia mieloide aguda. A Semana de Mobilização está no quarto ano e tem o objetivo de ampliar o número de doadores voluntários cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). “Em 2009, tínhamos 51 mil doadores no Estado e 750 mil no Brasil. Hoje, já somos 211 mil no RS e 2,5 milhões no Brasil”, afirma Beto.
A lei foi sancionada no dia 22 de abril de 2009 e prevê que, anualmente, de 14 a 21 de dezembro, sejam desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea. “Infelizmente, não conseguimos encontrar um doador compatível para meu filho. Eu e Pietro somos portadores de uma missão, que é a de ajudar a fazer com que outras famílias não passem pelo que passamos”, afirma o deputado. Beto Albuquerque virá a Passo Fundo para lançar a campanha desse ano, acompanhado pelo governador em exercício, Beto Grill.


Hemopasso
Também na sexta-feira, 14, a unidade móvel do Hemopasso estará, das 8h ao meio dia, na Praça Tamandaré para marcar o início da Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea.
Atualmente, o Hemopasso conta com 27.247 doadores cadastrados na região de abrangência que é de 139 municípios. “Esse número, felizmente, tem crescido, isso em função de campanhas de incentivo e conscientização”, explica a coordenadora de captação do Hemopasso, Alexandra Mazzoca.
Segundo ela, as pessoas precisam ter claro que participar do cadastro é simples e que o ato da doação também não causa grandes transtornos. Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa é consultada novamente e caso aceite doar, os custos são pagos pelo SUS, o doador recebe atestado médico. “Além disso, o tempo de internação é curto, de cerca de um a dois dias e em 15 dias a medula está reposta pelo organismo. Já conversamos com doadores e todos disseram que o desconforto é pequeno”, esclarece a coordenadora.
A compatibilidade é de um para cada 100 mil pessoas, por isso a necessidade de o maior número possível de cadastros. O Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos registros dos Estados Unidos (cinco milhões de doadores) e da Alemanha (três milhões de doadores).

Medula óssea
É um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos (popularmente conhecido como tutano do osso), responsável por produzir os componentes do sangue, ou seja, os glóbulos vermelhos e brancos e as plaquetas. Os glóbulos vermelhos são responsáveis pelas trocas gasosas entre o pulmão e todo o nosso corpo, enquanto os glóbulos brancos são os principais agentes do sistema de defesa do corpo. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue. Atualmente, o Brasil registra cerca de 10 mil novos casos de leucemia por ano.

Cadastro
Pessoas entre 18 e 55 anos incompletos podem procurar o Hemocentro mais próximo com documento de identidade e CPF. Em Passo Fundo, o Hemopasso fica aberto das 7h ás 18h, sem fechar ao meio dia.
Conforme a coordenadora, é fundamental que as pessoas que se cadastraram mantenham os dados como telefone e endereço atualizados. Isso pode ser feito no hemocentro mais próximo ou ainda pelo site: www.inca.gov.br.

LBV
Ainda hoje, às 18h, Albuquerque participa da entrega das cestas de Natal da Legião da Boa Vontade (LBV), no Ginásio Teixeirinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário