sexta-feira, 6 de julho de 2012

Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue é inaugurada em Canoas


Canoas inaugurou nesta quinta-feira, 5, sua primeira Unidade de Coleta e de Transfusão de Sangue do município. Com isso, a comunidade não precisará mais ir até o Hemocentro da Capital para doar sangue. A unidade funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e está estruturada com sala com quatro poltronas para doação simultânea, com a possibilidade de coleta para até quatro pacientes já a partir da próxima semana. Os doadores que chegarem ao local serão identificados em um sistema integrado com o Hemocentro e terão seu histórico de doações registrado. De acordo com o diretor do Hospital Universitário, Tarcisio Korbis, após passar pela recepção o voluntário será encaminhado a uma sala de triagem, onde será entrevistado por um profissional. "Serão perguntas relativas a seus hábitos em geral, para que se possa levantar os dados do voluntário e assim encaminhá-lo para a doação". Cada bolsa de 450 ml leva apenas 12 minutos para ser retirada. A dosagem é inferior a 10% do sangue total que circula no corpo humano, cerca de 6 litros.


O prefeito Jairo Jorge afirma que a inauguração do espaço significa agilidade e motivação à doação. "As pessoas antes tinham que ir pela BR 116, ou pegar o trem até a Capital e talvez poderiam ficar desmotivadas. Com essa Unidade, o acesso à prática de doação será muito mais fácil", ressalta. O secretário de Saúde Leandro dos Santos complementou a importância da ala. "Antes, as pessoas tinham que esperar muitas vezes pelo ônibus do Hemocentro que vinha apenas uma vez por mês. Agora, poderão fazer a doação quando quiserem". O conjunto de salas já tem estrutura, inclusive, para futuramente se tornar um banco de sangue. Os protocolos de doação continuarão os mesmos das demais campanhas: estar em boas condições de saúde, levar documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar 50 Kg ou mais, não estar em jejum, ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não ter feito tatuagem em período inferior a seis meses, homens não podem ter doado sangue há menos de 60 dias e mulheres, 90 dias.

Homenagem a Pietro de Albuquerque

A nova ala do Hospital Universitário, que ficará no segundo andar, recebeu o nome de Pietro de Albuquerque, filho do atual secretário de Infraestrutura e Logística e Deputado Beto Albuquerque. A luta de Pietro por uma medula óssea até o seu falecimento vítima de leucemia em 2009 motivou o pai a criar a lei já aprovada da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. A mãe do rapaz, Débora Gelatti, o irmão Rafael de Albuquerque e o avô Roque estiveram presentes na homenagem. Bastante emocionados, os três acompanharam o descerramento da fita inaugural e das placas em homenagem ao jovem. O irmão Rafael agradeceu o nome da sala. "É muito bom saber que meu irmão está sendo lembrado pela garra e pela força de viver, lições que ele nos deixou". Os 20 primeiros doadores de sangue a partir da próxima semana receberão o livro deixado escrito por ele, entitulado "Quem tem coragem?", uma trama policial ficcional que tem como público principal os jovens.

Crédito da notícia: Cris Weber
Crédito fotos: Ireno Jardim


Nenhum comentário:

Postar um comentário