terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Brasília se mobiliza pela semana da Lei Pietro

Pelo terceiro ano será realizada em Brasília, de 14 a 21 de dezembro, a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, criada pela Lei Pietro (11.930/2009), de autoria do deputado federal licenciado Beto Albuquerque (PSB-RS). Se você mora na Capital Federal e ainda não é doador participe da campanha e se cadastre no Hemocentro de Brasília – SMHN, quadra 3 conjunto A bloco 3 (início da Asa Norte). De segunda-feira a sábado das 7h às 18h. Telefone (61) 3327-4413 ou 3327-4436.

O objetivo da Lei Pietro é aumentar o número de doadores voluntários cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A lei foi sancionada no dia 22 de abril de 2009 e prevê que anualmente, de 14 a 21 de dezembro, sejam desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação.

Atualmente, o Brasil registra cerca de 10 mil novos casos de leucemia por ano, doença que na maioria das vezes somente pode ser vencida por meio de transplante. Pietro, filho do deputado Beto Albuquerque, faleceu no dia 3 de fevereiro de 2009 depois de 14 meses de luta contra leucemia mieloide aguda e essa batalha levou o parlamentar a propor a criação desta semana, projeto que foi aprovado pela Câmara e pelo Senado e logo sancionado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

COMO SE TORNAR DOADOR DE MEDULA ÓSSEA

Para ser doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde. Para se cadastrar basta levar documento de identidade e preencher o formulário, quando serão colhidos 5 ml de sangue para o teste de compatibilidade (HLA).

Os dados, juntamente com o resultado do exame de HLA, serão incluídos em um banco de dados chamado Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Quando aparecer um paciente, a compatibilidade será verificada com o possível doador que fará um exame clínico para confirmar o bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação.

Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para decidir sobre a doação. O procedimento de doação é muito simples, sem transtornos para quem doa, mas uma atitude que para o doente será a diferença entre a vida e a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário