terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Começa a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea


















O sol forte não espantou a solidariedade dos gaúchos. Centenas pessoas se cadastraram como doadoras voluntárias de medula óssea, nesta terça-feira (14), na unidade móvel do Hemocentro que esteve estacionada na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre. A ação faz parte da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea criada pela Lei 11.930/2009, de autoria do deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), batizada de Lei Pietro.

No segundo ano de vigência, a Lei Pietro tem o objetivo de aumentar o número de doadores voluntários cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A lei foi sancionada no dia 22 de abril de 2009 e prevê que anualmente, de 14 a 21 de dezembro, sejam desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea. Nos últimos 18 meses 1,3 milhão de brasileiros se cadastraram como doadores, número que deverá chegar a 2 milhões até o final de 2010.

Atualmente, o Brasil registra cerca de 10 mil novos casos de leucemia, doença que na maioria das vezes somente pode ser vencida por meio de transplante. Pietro, filho do deputado Beto Albuquerque, faleceu no dia 3 de fevereiro de 2009 depois de 14 meses de luta contra uma leucemia mielóide aguda e essa batalha levou o parlamentar a propor a criação desta semana, projeto que foi aprovado pela Câmara e pelo Senado e logo sancionado pelo presidente Lula.

Durante o ato em Porto Alegre, que contou com a presença do vice-governador eleito, Beto Grill, e de diversas lideranças, Beto disse que a busca por mais e mais doadores de medula óssea é uma bandeira que carregará para sempre em sua atividade política. “Atualmente o país tem 1.036 brasileiros aguardando um transplante de medula. Se não conseguirem, possivelmente daqui a pouco estarão entre a vida e a morte. Ou seja, está em nossas mãos a possibilidade de salvar a vida desses brasileiros, desses gaúchos”.

O taxista Newton Boa Nova, conhecido em Porto Alegre por aderir de forma alegre e autentica às grandes causas de cunho social, se vestiu de papai Noel para realizar o cadastro e estimular as pessoas. “Esta é uma causa nobre e por isso fiz questão de dar minha contribuição”, disse.




Até o próximo dia 21, diversas atividades serão desenvolvidas em todo o País. O Departamento Médico da Câmara dos Deputados e o Hemocentro de Brasília também realizam até amanhã (15) coleta e cadastramento de doadores de medula óssea. A unidade avançada do Hemocentro está instalada no estacionamento próximo à portaria do Departamento Médico (anexo 3 da Câmara) das 8h30 ao meio-dia e das 14 às 17 horas. No Estado, durante toda a semana a Polícia Rodoviária Federal estará desenvolvendo ações a fim informar e orientar sobre a facilidade de se fazer parte do cadastro de doadores e da importância da doação de medula óssea para salvar vidas.

Fotos: Fabiana Calçada

Nenhum comentário:

Postar um comentário