quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Beto destaca importância de atualização do Redome

Autor da Lei Pietro (11.930/2009), que criou a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) festejou a criação de nova ferramenta para buscar uma solução para a desatualização de dados dos doadores cadastrados. Atualmente, 12% dos doadores de medula óssea cadastrados no Brasil não são localizados, situação que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) busca resolver. A previsão é de que no início de 2011 seja lançado um sistema online de atualização de dados, o que hoje só pode ser feito por telefone ou e-mail. Com a mudança, o próprio doador poderá atualizar suas informações por meio de uma senha pessoal que lhe dará acesso ao sistema.

O deputado Beto Albuquerque lembra que nos últimos 12 meses cerca de 700 mil novos cadastros ingressaram no Redome, fruto de uma forte campanha de esclarecimento no país. A população passou a se aproximar mais da realidade de quem precisa de transplante de medula óssea. Mesmo assim, o parlamentar destaca a importância de se continuar buscando ainda mais doadores, o que torna fundamental esta ação do Inca para atualização de dados.

Este é o segundo ano em que se realiza a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea – de 14 a 21 de dezembro – quando órgãos governamentais ou não trabalham para ampliar o número de doadores cadastrados. Hoje há 1.073 brasileiros aguardando por doação.

O coordenador do Redome e diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do Inca, Luís Fernando Bouzas, informa que 70 doenças podem levar à necessidade de transplante de medula óssea, tecido onde são produzidos os componentes do sangue. Entre elas estão leucemia, linfoma e alguns tipos de anemia.


*foto: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário