sexta-feira, 9 de julho de 2010

Manual do Doador de Medula Óssea

A Iniciativa

Através da iniciativa dos alunos Aline Camargo, Carolina Faraco, Fabiana Fernandes, Fernanda Guimarães, Luciane Aragon, Patricia Lima da Silva e Ricardo Dytz, estudantes de graduação do Curso de Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas, da Faculdade de Comunicação Social, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – FAMECOS/PUCRS, foi desenvolvido este manual.

Como surgiu o manual


O desconhecimento sobre a doação de medula óssea é enorme. Quando as pessoas são informadas de como é fácil ser doador voluntário ficam surpresas. Não imaginam que doar a medula óssea é simples e que possa ser feito em vida. Não sabem que ela se reconstitui e se regenera em pouco tempo.


Nesse campo, a falta de informação é sem dúvida, o maior obstáculo na luta contra a leucemia! O ideal seria que todas as pessoas entre 18 e 55 anos fossem doadoras, pois a chance que os doentes têm de encontrar uma medula fora da família é muito pequena. Em geral, as pessoas só se sensibilizam quando vêem o desespero e o sofrimento de uma família que procura um doador para alguém muito próximo. Por isso, desenvolveu-se este manual para ajudar a esclarecer sobre como é fácil tornar-se um doador voluntário.


A dúvida mais freqüente das pessoas diz respeito à confusão entre medula óssea e medula espinhal e temem ficar paraplégicas caso doem uma parte de sua medula. Importante: a medula doada não faz falta nenhuma para o doador e não há prejuízo para sua saúde, já que se recompõe em poucos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário