quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

HSVP confirma projeto de implantação 
da Unidade de Transplante de Medula Óssea



Durante a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, mais um passo importante foi dado para atender a demanda de pacientes com indicação para o transplante de medula óssea (TMO) no Sul do país. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo realizou, na terça-feira (20), o lançamento do projeto para implantação da Unidade de Transplante de Medula Óssea. Apoiando a iniciativa, estiveram presentes o presidente do PSB/RS, Beto Albuquerque, o prefeito reeleito de Passo Fundo, Luciano Azevedo (PSB), além do secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo. O projeto foi apresentado pela hematologista Moema Nenê dos Santos e pelo oncologista Pablo Santiago. Todas as autoridades presentes se comprometeram a auxiliar e desenvolver o projeto.


Ex-deputado federal, autor da Lei Pietro e apoiador da causa, Beto Albuquerque enfatizou que a solenidade ocorreu dentro da 8ª Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. “Há oito anos, quando perdi meu filho Pietro, nós tínhamos 750 mil doadores cadastrados no Brasil. Hoje passamos de quatro milhões, fruto de mobilização e de muitas pessoas envolvidas”, destacou. O socialista também celebrou a expansão dos Bancos de Cordão Umbilical. “Atualmente existem 12 bancos públicos no território nacional. Ligamos o Banco Brasileiro a outros países, permitindo que quando um paciente se deparar com a leucemia, encontrará um cadastro de 27 milhões de pessoas. Por isso, hoje temos doadores e não temos leitos para os transplantes”, alertou. “Vamos unir forças, vamos somar e juntar esses recursos para fazer valer esse projeto. Não tínhamos lugar melhor para implantar essa Unidade do que o HSVP. Não tenho dúvidas que logo teremos a concretização dessa união de esforços”, sinalizou.
O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, também se comprometeu com a concretização do projeto. “Precisamos somar forças para buscar recursos. A prefeitura se compromete em contribuir, pois é uma causa muito maior que não pode esperar, uma causa da vida. Mesmo com toda a crise econômica, encontraremos uma forma de auxiliar. Oferecemos apoio e trabalho para que tudo se viabilize”, garantiu.

O secretário estadual de saúde, João Gabbardo, ressaltou que o Estado apoiará a implantação da Unidade de Transplante de Medula Óssea em Passo Fundo, que atenderá toda a região norte do Estado. Segundo ele, o projeto é de extrema importância. Explicou que como existem poucos centros no RS, os pacientes encontram doadores mas demoram para realizar o transplante em função da falta de leitos. “Essa Unidade vai dar mais qualidade de vida a população do Rio Grande do Sul e com certeza vai melhorar nossos indicadores de recuperação de pessoas que precisam de transplante de medula”, avaliou. O secretário também enalteceu o trabalho referencial do Hospital São Vicente de Paulo e o apoio constante da prefeitura municipal. “Temos muito orgulho de Passo Fundo, pois além da incorporação de tecnologias e todo aparato possui um diferencial: o cuidado no acolhimento dos pacientes. É a segunda vez que venho ao HSVP este ano e fico impressionado com a dedicação que o hospital tem com os pacientes”, destacou Gabbardo.

Conforme os médicos Santigo e Moema, atualmente, três centros hospitalares estão habilitados no Estado para realizar o transplante e mais de 50 pacientes esperam na fila para realizar o procedimento. Eles destacaram que a chance de cura são maiores quando os pacientes são transplantados em tempo hábil, entretanto, alertam que o atraso na realização do transplante aumenta o risco de reincidência da doença. Desta maneira, a criação de um novo centro será fundamental na tentativa de suprir o déficit de leitos. Eles também adiantaram que o projeto beneficiará uma população de mais de dois milhões de habitantes na esperança de cura ou alívio de seus sintomas.

O presidente do HSVP, Décio Ramos de Lima, ao agradecer a presença das autoridades, ressaltou a importância da união de esforços para a implantação da Unidade. “O HSVP ao longo desses 98 anos, tem primado pelo cuidado das pessoas de Passo Fundo e região e, com certeza, esse dia será um marco na luta contra o câncer”, comemorou. O Superintendente Executivo do HSVP, Ilário De David enfatizou que “com muita garra e entusiasmo esse projeto irá acontecer e beneficiará muitas pessoas”. Ele enalteceu ainda, a soma de forças com Estado, prefeitura e autoridades como fundamentais para o sucesso do projeto.

Prefeitos e secretários municipais de saúde da região também prestigiaram a solenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário