quarta-feira, 28 de setembro de 2016

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, Beto Albuquerque participa de homenagem no RS


O presidente do PSB/RS e vice-presidente nacional da sigla, Beto Albuquerque, participou de comemoração alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, promovida pelo governo do Estado, na terça-feira (27/09), através da Secretaria da Saúde (SES). A cerimônia ocorreu no Palácio Piratini e homenageou instituições e profissionais que colaboram com a logística do transporte de órgãos, auxiliando no êxito da operação. “A solidariedade só existe acompanhada da prática. Precisamos sempre pautar nossa vida, nosso cotidiano desta forma. Saúdo às famílias que autorizam a doação e ao poder público que articula a relação com os hospitais”, disse o socialista, autor da Lei Pietro, em vigor desde 2009, que criou a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, realizada em todo o país anualmente entre os dias 14 e 21 de dezembro. “Seja doador de órgãos e medula e manifeste sua vontade à família”, completou.



Conforme o governador do RS, José Ivo Sartori, o Estado sempre será parceiro de ações dessa natureza, pois elas fortalecem laços de unidade. "Não existe solidariedade melhor do que a doação de órgãos. A melhor solidariedade é a de quem dá uma parte de si para o próximo. É um gesto vital, compartilhando saúde e reforçando a existência", destacou. Sartori também agradeceu a famílias e funcionários envolvidos na ação.

Na ocasião, a cerimônia homenageou instituições, empresas aéreas, pilotos e motoristas da Secretaria da Saúde, além de cinco hospitais que receberam certificação de destaque no processo de captação de órgãos no ano passado. "O sucesso dos transplantes tem muito a ver com as condições do órgão. Em razão disso, contamos com equipes totalmente dedicadas ao projeto, com hospitais e instituições competentes, além de uma logística eficiente e de qualidade", afirmou o secretário da Saúde, João Gabbardo.

Sobre a campanha

O Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos é comemorado no dia 27 de setembro e é realizado anualmente pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (Abto). Este ano, o tema da campanha foi Brasil Verde, em que os principais monumentos e pontos turísticos das cidades brasileiras foram iluminados.

Doações no RS

A evolução anual dos doadores efetivos no Brasil subiu para 14,1 doadores por milhão de habitantes em 2015. No ranking por estado, o Rio Grande do Sul divide o segundo lugar com o Paraná, com 142 doadores por milhão entre janeiro e junho deste ano. Ao todo, foram 290 transplantes de rim, 80 transplantes de fígado e 24 transplantes de pulmão. Em comparação a 2015, os transplantes hepáticos aumentaram em 20%, assim como os renais, com crescimento de 8%. Até setembro, foram transportados 130 órgãos em conjunto com equipes transplantadoras em voos comerciais ou da FAB, provenientes de outros estados.

No Brasil

O Brasil é o segundo país em número de transplantes realizados por ano no mundo, mais de 90% deles pelo Sistema Público de Saúde (SUS). O Sistema Nacional de Transplantes conta com Central de Notificação, Captação e distribuição de Órgãos em cada estado, que coordena a alocação dos órgãos baseada na fila única estadual ou regional. Para se candidatar, é necessário credenciamento no Ministério da Saúde. Hoje, mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso, reintegrando o paciente à sociedade.



Foto: Dani Barcellos – Palácio Piratini

Com informações do Palácio Piratini

Nenhum comentário:

Postar um comentário