terça-feira, 23 de agosto de 2016

ICDF festeja dois anos da Unidade de Transplante de Medula Óssea Pietro Albuquerque



Pacientes e funcionários do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF – participaram na quinta-feira (16/06) da solenidade que comemorou o aniversário de dois anos da Unidade de Transplantes de Medula Óssea Pietro Albuquerque. O médico hematologista Fernando Barroso esteve presente no encontro e abordou o atual cenário da doação de medula óssea no Brasil. Atualmente, a unidade conta com 27 leitos para o transplante de medula óssea no ICDF, sendo que, desse total, 12 estão em pleno funcionamento.
Para o médico hematologista do ICDF, Gustavo Bettarello, a instituição tem conquistado muitas vitórias desde a inauguração da ala Pietro Albuquerque. “A gente vem fazendo um trabalho muito bom. A grande maioria dos pacientes que entra aqui se cura. Sabemos que a cura não ocorre em 100% dos casos, mas temos tido muito êxito aqui no instituto. Eles saem do hospital muito felizes com o tratamento que damos a eles”, comemorou.
O ex-deputado federal Beto Albuquerque também participou da solenidade. Ele era pai do Pietro Albuquerque, vítima de leucemia mielóide aguda e que faleceu poucos dias antes de fazer 20 anos. “Aquilo que ocorreu com o Pietro poderia ter virado fossa e tristeza, mas eu transformei em luta. Nesses sete anos nós vimos muitas coisas boas acontecerem. O banco de doadores de medula óssea sete anos atrás tinha 750 mil brasileiros cadastrados. Hoje, temos quatro milhões”, destacou Beto.
A Unidade Pietro Albuquerque foi inaugurada no ICDF em 2014. Ela é resultado de um projeto do ex-superintendente do ICDF, João Gabbardo, que trabalhou intensamente junto ao poder público e à equipe médica do hospital para sua construção. Até agora cerca de 130 transplantes de medula óssea foram realizados pelo ICDF. Dados recentes da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO – revelaram que o Instituto de Cardiologia do DF ocupou a primeira colocação no ranking de transplante de medula óssea na categoria “por milhão de habitantes”.
Como doar medula óssea?
Para doar é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante). Em seguida, procure o Hemocentro do seu estado e se cadastre como doador voluntário. É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos hemocentros nos estados. Confira aqui a lista de Hemocentros de todo o país.  
Informações de Soraya Lustosa - Ascom ICDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário