quinta-feira, 28 de novembro de 2013



SAÚDE

Números apresentados pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e pelo Ministério da Saúde revelam que 576 mil novos casos de câncer devem ser diagnosticados, no Brasil, no ano que vem. A estatística foi divulgada ontem, data que marcou o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Segundo as informações, o tumor de pele não melanoma, o mais frequente tanto entre homens quanto em mulheres, deverá atingir 182 mil pessoas, o equivalente a 31,5% dos casos.

As maiores taxas da doença são esperadas para as regiões Sul e Sudeste, que registram maiores índices populacionais e de envelhecimento. A previsão é de que ocorram 299 mil casos novos no Sudeste e 116 mil no Sul.

– Os dados só reforçam a necessidade de o câncer ser prioridade absoluta, para gestores e profissionais de saúde – afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Estatística serve de base para políticas públicas de oncologia

O ministro destacou ainda o crescimento dos casos de câncer de cólon e reto, que hoje ocupam o segundo lugar do ranking dos tipos mais frequentes entre mulheres e o terceiro entre homens.

Os dados fazem parte da publicação Estimativa 2014 – Incidência de Câncer no Brasil, elaborada a cada dois anos pela Divisão de Vigilância e Análise de Situação do Inca, cujas informações servem de base para políticas públicas na área de oncologia.

Fonte: Zero Hora: 28 de novembro de 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário