quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Primeira cirurgia de medula óssea do DF 
será feita nesta quarta-feira (20)

Expectativa é que brasilienses vítimas de leucemias, linfomas, anemias graves e imunodeficiências busquem na capital esse tipo de tratamento


Está marcado para as 14h de hoje o primeiro transplante de medula óssea no Distrito Federal. O paciente, um senhor de 67 anos, morador da Bahia, tem um mieloma múltiplo e será submetido ao procedimento no Instituto de Cardiologia, no Cruzeiro. A expectativa é que a medula doente seja substituída por outra saudável. Para isso, os médicos utilizarão as células sanguíneas do próprio indivíduo. Ainda este mês, a técnica deve ser repetida no DF, em uma mulher.

O transplante de hoje será feito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e é indicado para doenças como leucemias, linfomas, anemias graves e imunodeficiências. O material sanguíneo do idoso foi coletado e congelado há oito dias, na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). Ele estava em tratamento há cerca de um ano no Hospital de Base do DF. Há dois dias, passou por um processo de quimioterapia e, após o transplante, deve ficar entre 10 e 15 dias internado em uma área isolada para não contrair infecção.

A diretora-presidente do Hemocentro, Beatriz Mac Dowell Soares, explica que houve um longo processo de preparo. “Ele passou por quimioterapia, cuidado de coleta, congelamento e análise do material. O transplante de medula é indicado pelo médico e pode ser feito utilizando as células do próprio paciente ou de outras pessoas”, explica. No último caso, o tratamento depende da localização de doadores compatíveis.

Fonte: Correio Braziliense: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/11/20/interna_cidadesdf,399407/primeira-cirurgia-de-medula-ossea-do-df-sera-feita-nesta-quarta-feira.shtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário