sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Deputado Beto recebe homenagem como Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil



O Deputado Federal Beto Albuquerque será homenageado, na próxima terça-feira, dia 24, com o Prêmio “Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil”. O Prêmio é instituído pelo Ministério da Saúde.
Por meio da Portaria nº. 1.751/GM de 23 de setembro de 2005 foi instituído o Prêmio Anual denominado “Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil”. A premiação é feita todos os anos durante a semana do dia 27 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. O Prêmio é uma miniatura da escultura criada para homenagear pessoas físicas ou jurídicas, instituições públicas ou privadas, associações de pacientes, organizações não-governamentais, entre outras, que se destaquem na promoção da doação e captação de órgãos e/ou de tecidos para transplante. Durante o ano há uma eleição feita pelas Centrais Estaduais de Transplante definindo quem serão os homenageados, pessoa física e pessoa jurídica - instituição pública ou privada, que tenham apresentado destaque em âmbito nacional ou internacional na promoção da doação de órgãos e tecidos para fins de transplantes, por meio de atividades educativas, esclarecimento público, campanhas, apoio e outras atitudes ou mesmo ações consideradas relevantes. Para este ano foram eleitos:

Pessoa Jurídica – FAB (Força Aérea Brasileira) na pessoa do Comandante Brigadeiro do Ar Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica. A FAB se destacou no apoio às Centrais com relação à logística de distribuição de órgãos em todo o país, principalmente nas localidades sem acesso.

Pessoa Física: Deputado Beto Albuquerque, que foi autor do projeto de lei (PL) nº 4.383/08 (Lei Pietro 11.930/2009). O PL cria a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que acontece anualmente entre os dias 14 e 21 de dezembro. Ele é apoiador da causa e tem manifestado apoio nas questões de transplante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário