segunda-feira, 22 de julho de 2013

Amazonas terá Banco de Sangue
de Cordão Umbilical e Placenta

Células-tronco facilitarão transplantes

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), órgão do Governo do Estado, apresentou nesta terça-feira (16), o projeto de construção de um banco de sangue de cordão umbilical e placenta. A nova unidade de captação e armazenamento de células-tronco sanguíneas vai facilitar o atendimento de pacientes que sofrem de doenças como a leucemia, e que precisam de transplante de medula.O banco de Manaus vai integrar a rede brasileira mantida pelo Ministério da Saúde, que, atualmente, conta com 13 unidades espalhadas pelo País. A base de dados terá capacidade para congelar 3,5 mil amostras de células-tronco do sangue do cordão umbilical e da placenta, aumentando as opções para quem não encontra doador compatível na família. O material será coletado de maternidades públicas de Manaus, com autorização das mães, e vai ficar disponível para todo o Brasil, ajudando quem aguarda na fila por um doador compatível.
Segundo estimativa do Hemoam, cerca de 300 pacientes fazem tratamento para leucemia, no Estado. “Existem outras doenças que são tratadas com transplante. Não temos precisão de quantas têm indicação formal de transplante, mas, a cada dia, muda e aumenta o leque de patologias. O Brasil começa a fazer transplante de medula para uma doença anêmica hereditária que é a anemia falciforme. Só aqui, no Amazonas, temos 200 pacientes com isso”, ressaltou o diretor-presidente do Hemoam, Nelson Fraiji.

O prédio do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placenta será construído na sede do Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, no bairro da Chapada, em uma área próxima ao bloco A. O investimento é de R$ 5 milhões e contempla, ainda, a aquisição de equipamentos e capacitação de pessoal. Os recursos são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e serão gerenciados pela Fundação do Câncer, entidade sem fins lucrativos que viabiliza a aplicação de recursos em tratamento, diagnóstico, programas e projetos de transplante de medula óssea e de sangue de cordão umbilical. A previsão é que a unidade entre em operação em dois anos.

Fonte: CBN Manaus: http://cbnmanaus.com.br/site/2013/07/16/amazonas-tera-banco-de-sangue-de-cordao-umbilical-e-placenta-celulas-tronco-facilitarao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário