quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Albuquerque destaca importância da solidariedade do doador no combate à leucemia

    

Parlamentar quer conseguir dez milhões de doadores cadastrados. Foto: André Abrahão

Solidariedade sem atitude é apenas uma palavra no dicionário. A frase deixa transparecer um julgamento severo, mas é também o apelo do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) para que as pessoas se sensibilizem acerca da importância de se cadastrarem como doadoras de medula óssea.

O parlamentar proferiu nesta terça-feira (18), na Câmara dos Deputados, palestra para desmitificar o transplante de medula, com o conhecimento de causa de quem perdeu o filho para a leucemia por falta de doador. Pietro foi vítima de leucemia mieloide aguda, e faleceu após 14 meses de luta contra a doença.

O Brasil registrou em 2010 quase seis mil casos de morte por leucemia. Anualmente, cerca de nove mil casos são diagnosticados, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer. Em muitos deles, a doença só pode ser curada por meio de transplante de medula óssea de doador que possua grande compatibilidade genética com o paciente.

Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), de origem geralmente desconhecida, cuja principal característica é o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico, que inicialmente é feito por hemograma. Sua confirmação, porém, é necessária pelo exame da medula óssea (mielograma). Nesse exame, retira-se menos de um mililitro do material esponjoso de dentro do osso e examina-se as células ali encontradas.

Encontrar um doador com a compatibilidade genética necessária é o primeiro obstáculo à cura. De acordo com Beto Albuquerque, há casos em que são pesquisados até cem mil doadores para que seja encontrado um compatível. “É uma loteria”. Por isso, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores as chances de que seja encontrado um com a medula apropriada.

CONSCIÊNCIA – A palestra de Albuquerque integra a Semana Nacional de Doação de Medula Óssea, que teve início no dia 14 e segue até o dia 21, com o objetivo de incentivar o cadastro da população no Redome. A campanha foi instituída pela Lei nº 11.930 de 2009, que ficou conhecida como Lei Pietro, em homenagem ao filho do parlamentar.

Desde a primeira campanha, em 2009, o número de doadores cadastrados no Brasil aumentou de 750 mil para mais de 3 milhões. É o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. “Precisamos, no entanto, chegar a 10 milhões de doadores de todas as etnias no Brasil para podermos fazer frente à doença”, reiterou. As chances de se encontrar doadores compatíveis também aumentam quanto mais ampla for a amostra genética do banco de dados.

O parlamentar comemorou o crescimento do número de doadores cadastrados, mas alertou para a necessidade de conscientizá-los acerca da importância de que realmente compareçam para doar. “Cerca de 15% dos doadores compatíveis não comparecem para o procedimento de doação após serem localizados”, lamenta.

O incentivo ao cadastro como doador é o foco do deputado no combate à leucemia. “Se o governo investisse mais em campanhas de doação, o sistema de saúde pública teria redução nos gastos com tratamento”, aponta.

Um exame de classificação de medula para o banco de dados custa R$ 320 para o SUS, enquanto o tratamento por meio de quimioterapia custa milhares de reais. Se doadores compatíveis fossem encontrados com maior rapidez, inúmeras quimioterapias poderiam ser evitadas em casos que só podem ser resolvidos com transplante.

COMO DOAR – Para ser um doador de medula basta procurar o hemocentro mais próximo, ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. É necessário levar documento de identidade oficial com foto e preencher um formulário.

No ato do cadastro, são coletados cinco mililitros de sangue para análise do código genético de compatibilidade, chamado de HLA (histocompatibilidade). O resultado do exame fica armazenado no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), juntamente com os dados do doador, que será procurado caso apareça um paciente compatível.

Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para decidir sobre a doação.

A medula pode ser coletada da bacia, por meio de punção, ou diretamente da veia. Fundamental, no entanto, é que os candidatos a doadores saibam que a medula óssea coletada da bacia não tem relação com a medula vertebral. “Muitos deixam de se cadastrar por medo de afetar a coluna”, afirmou Albuquerque.
Beto citou que já tramita na Câmara proposição que autoriza o empregado a faltar um dia de trabalho por ano, sem prejuízo salarial, para fazer inscrição ou atualização de dados no Redome.

Ele reiterou que a leucemia só pode ser enfrentada com a solidariedade do doador, “porque é como um raio, que nunca avisa quando e onde vai cair, podendo atingir qualquer um, quando menos se espera. Lá em casa o raio caiu em dezembro de 2007 e até hoje não sei de onde veio.”
Fonte: Elisabeth Dereti

Nenhum comentário:

Postar um comentário