O Ministério da Saúde e o Facebook lançam nesta segunda-feira (30) uma opção que visa incentivar os usuários a expressarem seu desejo de ser um doador de órgãos no Brasil. A funcionalidade tem a missão de agregar e cadastrar possíveis doadores, entre os mais de 37 milhões de usuários do Facebook no país. A proposta visa também promover a importância de expressar sua intenção de doar usando o poder das redes sociais.
“Esta é
mais uma ferramenta que contribuirá para a nossa campanha de
incentivo, temos que usar as redes sociais para mobilizar e engajar
pessoas que apoiam a causa. Precisamos fazer com que esta ideia seja
multiplicada e alcance o maior número de pessoas”, destaca o
ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O Ministério da Saúde utiliza as redes sociais, desde 2009, para se aproximar cada vez mais da sociedade, esclarecendo dúvidas, recebendo sugestões e trabalhando para aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2011, o Brasil bateu recorde ao registrar 2.207 doadores de órgãos – 63% a mais que em 2008. “Atingimos um patamar importante e hoje o Brasil é uma referência. Nosso país possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Hoje, 95% das cirurgias são realizadas pelo SUS, de forma totalmente gratuita à população. Por isso tivemos a iniciativa de criar esta ferramenta para contribuir com o aumento, cada vez maior, do número de doadores de órgãos”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Acesse o
Portal de Transplantes
O
Facebook passará a ter entre suas funcionalidades na Linha do Tempo,
a opção de o usuário expor seu desejo de doar órgãos. O objetivo
é que o internauta adicione a informação de que é doador em sua
linha do tempo e compartilhe sua história sobre quando, onde e
porque decidiu se tornar um doador. Assim como outros dados pessoais,
o usuário também pode escolher com quem ele quer compartilhar a
informação. Para isso, ele deve configurar o controle de
privacidade. A informação sobre doação de órgãos poderá
aparecer na linha do tempo e na descrição do perfil do usuário.
“Estamos
felizes por oferecer essa ferramenta aos brasileiros. A missão do
Facebook é simples: fazer o mundo mais aberto e conectado. E,
acreditamos que, por simplesmente dizer às pessoas que você é um
doador de órgãos, daremos um importante passo na conscientização
a respeito desta causa tão importante”, explica Alexandre Hohagen,
vice-presidente do Facebook para a América Latina.
No dia 30
de abril, o Facebook anunciou a nova ferramenta para residentes dos
Estados Unidos e Grã-Bretanha. No evento em que a funcionalidade foi
anunciada, os representantes da rede social destacaram o empenho para
encontrar formas de contribuir com a sociedade. Desde então, o
Facebook introduziu a ferramenta em vários países e os números de
registros nestes países têm aumentado significativamente.
Para
ativar a funcionalidade, é preciso realizar os seguintes passos:
Faça
login na sua conta do Facebook e navegue para sua Linha do Tempo
1 –
Clique em “Evento Cotidiano” na parte superior da sua Linha do
tempo
2 – Selecione Saúde e bem-estar
3 – Selecione Doador de órgãos
4 – Selecione seu público e clique em Salvar
Fonte: Ministério da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário