terça-feira, 8 de maio de 2012

Convênio com o NIBSC, um dos principais institutos de pesquisa britânicos, pretende trazer trocas em ensino e pesquisa



A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Instituto de Pesquisa em Células-Tronco (IPCT) e o The National Institute for Biological Standards and Control (NIBSC), do Reino Unido, assinam hoje (8) um convênio com vistas à promoção de ensino e pesquisa. A proposta busca aprofundar as relações entre o Brasil e o Reino Unido e dar início a discussões sobre possíveis áreas de interesse comum. O acordo acontece dentro da agenda de viagem do Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, à Europa em busca de parcerias estratégicas.

Para a assinatura do termo, que ocorrerá no hotel Four Seasons, em Londres, além do governador Tarso Genro, estarão presentes a vice-presidente do Conselho de Pesquisa com Células-Tronco e professora da UFRGS, Patrícia Pranke; a secretária de Relações Internacionais da UFRGS, Liane Hentschke; e o diretor do National Institute for Biological Standards and Control, Stephen Inglis.

A instituição inglesa NIBSC é um dos mais relevantes institutos de pesquisas europeus. Líder global no campo da padronização biologia, o NIBSC é a instituição oficial do Reino Unido no controle de medicamentos. O instituto mantém, ainda, relações estreitas com a Organização Mundial da Saúde - OMS.
O Instituto de Pesquisa em Células-tronco foi fundado em 2004, em Porto Alegre-RS. A organização sem fins lucrativos desenvolve pesquisas com células-tronco para a regeneração de órgãos e tecidos. Sua missão é transferir à comunidade um conjunto de ações e iniciativas que garantam igualdade de direitos no acesso universal e gratuito aos tratamentos com o uso da terapia celular.

Parceria com o British Council

Durante a mesma missão na Inglaterra, a UFRGS firma amanhã um Memorando de Entendimento em Ensino Superior, Ciência e Pesquisa com o  British Council. O memorando prevê a criação de um Programa UFRGS/British Council, a fim de aprofundar a cooperação entre acadêmicos e cientistas. As áreas específicas de cooperação ainda não estão definidas. A mobilidade e intercâmbio de estudantes, acadêmicos, gestores e outros membros da comunidade acadêmica será facilitada. O Acordo tem validade por cinco anos.

O acordo considera o interesse em aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior brasileiras e britânicas, em direção à promoção do desenvolvimento tecnológico e científico em ambos os países. A secretária de RI Liane Hentschke representa o reitor no ato. Também compõe a comitiva o diretor do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS, Flávio Wagner.

Data: 08/05/2012
Imagem: Thiago Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário