quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Noiva que sobreviveu à leucemia dança valsa 
com doador que salvou sua vida



Sabe aquela máxima “fazer bem sem ver a quem”? Foi exatamente o que aconteceu nessa história repleta de superação, generosidade e um final lindo.

Aos 16 anos, Greta Hokanson lutava contra uma leucemia, quando Danny Daniels, um desconhecido que entrou em sua vida. Sem fazer ideia, o gesto desse homem em doar sua medula salvou a vida da jovem.

“Antes de conhecê-lo, ele era o homem incrível que me doou sua medula óssea sem que soubesse nada sobre mim“, disse ela, que conheceu Daniels dois anos após o procedimento.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea tem atividades de destaque


Foto: Fernando Muller
Três atividades foram destaque na 8ª Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que ocorre anualmente de 14 a 21 de dezembro, conforme a lei 11.930, conhecida como Lei Pietro. No dia 14, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) realizou solenidade, marcando a abertura da semana, na Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) Pietro Albuquerque, em Brasília. Conforme o hematologista responsável pela unidade de TMO do ICDF, Gustavo Bettarello, a ideia da ação foi homenagear pessoas que prestam relevantes serviços ao setor de transplante de medula. O ato também contou com a presença de pacientes transplantados, da equipe de transplante do hospital e de instituições parceiras, como o Hemocentro DF.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

HSVP confirma projeto de implantação 
da Unidade de Transplante de Medula Óssea



Durante a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, mais um passo importante foi dado para atender a demanda de pacientes com indicação para o transplante de medula óssea (TMO) no Sul do país. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo realizou, na terça-feira (20), o lançamento do projeto para implantação da Unidade de Transplante de Medula Óssea. Apoiando a iniciativa, estiveram presentes o presidente do PSB/RS, Beto Albuquerque, o prefeito reeleito de Passo Fundo, Luciano Azevedo (PSB), além do secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo. O projeto foi apresentado pela hematologista Moema Nenê dos Santos e pelo oncologista Pablo Santiago. Todas as autoridades presentes se comprometeram a auxiliar e desenvolver o projeto.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Começa a 8ª Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea


Foto: Divulgação
Para celebrar a abertura da 8ª Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula Óssea, realizada no período de 14 a 21 de dezembro, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF – realizou nesta quarta-feira (14) solenidade na Unidade de Transplante de Medula Óssea Pietro Albuquerque, em Brasília. A ideia da ação foi a de homenagear pessoas que prestam relevantes serviços ao setor de transplante de medula do ICDF.

A solenidade contou com a presença do autor da Lei nº 11.930/09 que instituiu a campanha, ex-deputado federal Beto Albuquerque. A Lei ficou conhecida como Lei Pietro, em homenagem ao filho do ex- parlamentar gaúcho. Pietro foi vítima de leucemia mieloide aguda e faleceu após 14 meses de luta contra a doença. O ato também contou com a presença de pacientes transplantados, da equipe de transplante do hospital e de instituições parceiras, como o Hemocentro DF.

ICDF comemora Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea



Para celebrar a Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula Óssea, comemorada no período de 14 a 21 de dezembro, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF – realizou nesta quarta-feira solenidade na Unidade de Transplante de Medula Óssea Pietro Albuquerque. A ideia da ação foi a de homenagear pessoas que prestam relevantes serviços ao setor de transplante de medula do ICDF.
 
A solenidade contou com a presença de pacientes transplantados, da equipe de transplante do hospital e de instituições parceiras, como o Hemocentro DF e o ex-deputado federal Beto Albuquerque. Até agora, o ICDF promoveu 162 transplantes de medula óssea, sendo que desse total foram 123 autólogos; 28 aparentados; e 11 não aparentados. A instituição já superou a meta anual, que era de 150 transplantes de medula.
Semana de Mobilização Nacional 
para Doação de Medula



De 14 a 21 de dezembro, estaremos na Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, instituida pela Lei nº 11.930, de 22 de abril de 2009. Também conhecida como “Lei Pietro”, esta lei tem como objetivo promover o esclarecimento e a conscientização sobre a doação e o transplante de medula.

O REDOME, junto aos hemocentros, irão aproveitar a Semana para conscientizar o doador cadastrado de que é preciso lembrar de informar sobre qualquer alteração do dado fornecido no momento do cadastro (telefone, endereço, e-mail etc).

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) também realizou uma ação hoje, em Brasília, com a participação do autor da lei, Beto Albuquerque. Foi realizada uma cerimônia na Unidade de Transplante Pietro de Albuquerque para homenagear pacientes transplantados, doadores e a equipe de transplante do hospital. Tanto a lei, quanto a unidade de transplante, foram nomeadas para homenagear o filho de Beto Albuquerque, que faleceu de leucemia em 2009.                      

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016



Hoje iniciamos mais uma Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. A campanha foi instituída pela Lei nº 11.930/09, que ficou conhecida como Lei Pietro, em homenagem ao meu filho. Pietro foi vítima de leucemia mieloide aguda e faleceu após 14 meses de luta contra a doença. Este é o oitavo ano de realização da campanha e os resultados alcançados desde o seu lançamento são motivo de comemoração. O Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, atrás apenas dos registros dos Estados Unidos e da Alemanha.

Em 2009, quando a Lei Pietro foi instituída, o Rio Grande do Sul tinha 45 mil doadores de medula cadastrados e hoje conta com mais de 300 mil. No Brasil já somos 4 milhões de doadores. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), neste ano o Brasil irá registrar 10.070 novos casos de leucemia, doença que na maioria das vezes somente pode ser vencida com o transplante. Encontrar um doador com a compatibilidade genética necessária é o primeiro obstáculo à cura. Por isso, quanto maior o número de pessoas cadastradas, maiores as chances de que seja encontrada uma com a medula apropriada.

SE VOCÊ AINDA NÃO É DOADOR, CADASTRE-SE! SE JÁ É, MANTENHA SEU CADASTRO ATUALIZADO NO SITE DO REDOME http://redome.inca.gov.br/doador-atualize-seu-cadastro/

Para ser doador, basta procurar o hemocentro mais próximo, ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. É necessário levar documento de identidade oficial com foto e preencher um formulário. No ato do cadastro, são coletados cinco mililitros de sangue para análise do código genético de compatibilidade, chamado de HLA (histocompatibilidade). O resultado do exame fica armazenado no Redome. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para decidir sobre a doação.