quarta-feira, 19 de junho de 2013

Medula - A Fábrica da Vida




Medula - A Fábrica da Vida, é uma animação incluída num CD-ROM que ensina conceitos básicos sobre leucemia e transplante de medula óssea e faz parte do programa Português de Educação para a Saúde e Transplante promovido nas escolas pela Dra. Helena Alves, do Centro de Histocompatibilidade do Norte - Porto - Portugal. Vale a pena assistir! Créditos: http://www.sodasystem.net/

Fonte Liga da Medula.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

MENOS DOR CONTRA O CÂNCER

Avanço da oncologia oferece procedimentos pouco agressivos e com resultados eficazes


Equipe japonesa, acompanhada pelo oncologista Rolim Teixeira (E), trouxe a Porto Alegre equipamento que permite cirurgia precisa e minimamente invasiva Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

Cirurgia inédita no RS mostra o avanço da oncologia, que oferece procedimentos pouco agressivos e com resultados eficazes

– Estou muito tranquila. Fiquem vocês também – recomendava a paciente à equipe médica antes de ser encaminhada ao bloco cirúrgico. Se Berenice Schimada, 61 anos, encarou com serenidade o procedimento de remoção de um tumor no reto, é porque, entre as possibilidades de tratamento do câncer contra o qual luta há dois anos, lhe foi permitida a oportunidade de não sofrer – pelo menos não além do tormento inerente à doença.

Em vez de fazer uma cirurgia que extirparia o órgão e lhe deixaria uma bolsa coletora como consequência, a aposentada aceitou passar por um procedimento inédito no Brasil. A técnica foi aplicada por uma equipe japonesa na última quarta-feira, junto à Fundação Riograndense Universitária de Gastroenterologia (Fugast), na Capital.

Composto por uma câmera de vídeo e um bisturi de manipulação segura, o equipamento desenvolvido pelo especialista japonês Kiyoaki Homma, trazido para o Brasil pelo colega oncologista Rolim Teixeira, permite uma cirurgia precisa e, sem a necessidade da abertura do aparelho digestivo, minimamente invasiva. Na mesma noite, Berenice trocava a maca pelo aconchego da própria cama. E, na tarde de ontem, seu choro não tinha motivo a não ser pela emoção:

– Jamais imaginei que pudesse me tratar sem ser mutilada.

Hospital de Caridade, de Ijuí, é referência oncológica no RS

O tratamento de Berenice segue a linha dos avanços da oncologia, que passa a oferecer procedimentos menos agressivos e resultados eficazes. Por meio de estudos aprofundados, permite que se conheça o “nome e o sobrenome” de cada tumor e, com isso, que se individualize o tratamento.

Diante da expansão das possibilidades que vieram com a ciência e por meio da importação de equipamentos e novas técnicas, especialistas afirmam ser possível comparar o tratamento oncológico no Brasil com os grandes centros de referência na área. No entanto, os avanços dificilmente chegam com a mesma velocidade ao sistema público de saúde.

– No sistema privado, a medicina brasileira é igual à de qualquer outro lugar. No sistema público, no entanto, é evidente o empenho em alguns setores e uma grande carência em outros. Além de ser sub-remunerado, é tardio na implementação dos avanços – analisa Stephen Stefani, pesquisador e oncologista do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus.

A realidade pode ser compreendida a partir do exemplo do Hospital de Caridade de Ijuí, que, fora do circuito de grandes centros, coloca-se entre as referências em pesquisa oncológica no Estado. Para o oncologista Fábio Franke, as 74 linhas de pesquisa em andamento dão à instituição a possibilidade de desviar da burocracia e da resistência apresentadas por planos de saúde e rede pública. Ainda assim, tratamentos de ponta acabam limitados a menos de 10% dos pacientes.

– Trabalhamos para disseminar no Brasil conhecimento de primeiro mundo, mas, infelizmente, não visualizamos um futuro melhor a curto prazo – lamenta Franke.


Fonte: Jornal Zero Hora/RS - 14 de junho 2013.
Bruna Scirea e Taís Seibt

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Super Fórmula para combater o Câncer Infantil

 A agência JWT Brasil realizou uma fantástica campanha

Por trabalhar a conta do Hospital A.C. Camargo e da Warner Bros, a Agência aproveitou dessa facilidade para unir ambos os clientes num único propósito.
A idéia foi criar uma “super fórmula” com os remédios usados nas sessões de quimioterapia!
Calma…calma! nenhum remédio teve sua fórmula real alterada. Eles criaram caixinhas com os emblemas dos super heróis nas quais são colocadas as ”bolsas” contendo soro e/ou remédio.
 As crianças escolhem o seu super-herói favorito e recebem a super fórmula. Desta forma, ganham força e um novo incentivo para lutar contra a doença.
Para diminuir o impacto visual da quimioterapia sobre os pacientes, eles criaram a "Superformula" - adesivos com os emblemas dos super-heróis da Liga da Justiça que são usados em bolsas e frascos. Além dos utensílios, toda a ala de pediatria ganhou uma decoração para emular a superequipe.
A sala de brinquedos do hospital foi reformada e virou a sala da Liga da Justiça e HQ´s foram especialmente criados mostrando os heróis passando pela mesma luta que as crianças.

Utensílios e salas da pediatria do A.C. Camargo apresentam a "Superformula". Veja:

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Música em prol do Instituto do Câncer Infantil


Músicos gaúchos como Serginho Moah, Claus e Vanessa, Duca Leindecker e a banda Chimarruts são alguns dos artistas que participaram do novo vídeo clipe do Instituto do Câncer Infantil (ICI-RS). As versões das músicas “Em busca da fé” de autoria da Chimarruts e “Dia Especial”, de Duca Leindecker foram as escolhidas para a gravação doclipe. Outros artistas foram convidados, entre eles estão: Juninho PC (Pura Cadência), JJ (Stereosound), Cris Moller (Tópaz), MC Jean Paul, Esteban Tavares, Lucas e Felipe, Guri de Uruguaiana, Finna (Fat Duo) e Luciano Reis.
A gravação foi feita em um ambiente de integração com os artistas, crianças e voluntários. O objetivo da ação é gerar visibilidade para que a causa receba mais apoio da sociedade. A produção e a realização ficaram a cargo da Musicollege Produtora, Estudio Soma, eFrameAtitude Vídeo. Confira o resultado:



Fonte: Blogger Lerina. http://wp.clicrbs.com.br/blogerlerina/2013/06/07/musica-em-prol-do-instituto-do-cancer-infantil/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Proposta de Beto Albuquerque define prazo para diagnóstico de câncer

















Projeto prevê a realização dos exames em até 30 dias quando o câncer for a principal hipótese de doença.. Foto: Rodimar Oliveira
Proposta apresentada pelo líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS), busca preencher lacuna deixada pela Lei nº 12.732/12, que estabelece prazo para o início do tratamento contra o câncer no Sistema Único de Saúde (SUS). O texto de autoria do socialista (PL nº 5.722/13) altera a nova legislação, ao definir tempo também para a realização dos exames de diagnóstico.
De acordo com a Lei, em vigor desde maio deste ano, os pacientes deverão iniciar o tratamento pelo SUS até 60 dias após o registro do câncer. Beto lembra, no entanto, que muitas vezes é preciso aguardar meses até a realização de exames que confirmem a doença. “De que vale assegurarmos um tratamento rápido, se para ter o diagnóstico, o indivíduo tem que esperar um longo tempo”, questiona o parlamentar.
O projeto do líder socialista prevê a realização dos exames em até 30 dias, quando o câncer for a principal hipótese de doença.
Tramitação – Ainda não foram definidas as comissões que irão analisar a proposta na Câmara dos Deputados.
Texto: Tatyana Vendramini – Liderança PSB na Câmara

Rondônia receberá homenagem por campanha
voluntária de medula óssea

O governo de Rondônia, por meio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), e Associação Amigos do Transplante de Medula Óssea (Atmo), serão homenageados no Rio de Janeiro, durante o Encontro Nacional sobre Doação de Medula Óssea, nesta sexta-feira (07), na sede do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A homenagem é fruto da iniciativa, criada de forma voluntária, por jovens jornalistas e publicitários do estado. A Campanha também tem como parceiros o Instituto Nacional de Apoio a Vida (Invida) e a empresa de telefonia Vivo.
A Campanha Nacional Casa Comigo? Sou Doadora de Sangue e Medula Óssea, partiu de Rondônia e todos os hemocentros do país receberam o material publicitário. O governo de Rondônia abraçou a causa e para fortalecer a campanha nacional Casa Comigo?, o governador Confúcio Moura, assinou no último mês de abril, o Termo de Cooperação entre o governo de Rondônia, Fhemeron, e a empresa de telefonia Vivo.
Nas próximas semanas, segundo o secretário de Segurança Pública de Rondônia Marcelo Bessa, aproximadamente dez mil servidores serão convidados aderirem a Campanha. "Estamos estudando uma forma de organizar essas doações. Nosso efetivo estará pronto para doação de sangue e de também para o cadastro de medula óssea", afirmou Bessa.
De acordo com o presidente do hemocentro de RO, Orlando Ramires, está sendo planejado uma força tarefa para receber todas as doações da Secretaria de Segurança Pública (Sesdec). "Toda nossa equipe estará pronta para receber os dez mil doadores. E com essa iniciativa, vamos colocar o nosso estoque de sangue em dia. A Campanha Nacional Casa Comigo? está sendo uma grande aliada. O Brasil deve abraçar a causa nobre, que os jovens profissionais de comunicação levantaram. Há muito tempo não via uma campanha bem produzida e interessante. Eles produziram sem recursos financeiros, usando o talento e boa vontade. É o que nos faz acreditar que muitos cidadãos serão despertados e o Brasil ganhará novos doadores de sangue e medula", enfatizou o presidente do hemocentro.
Lindberg Oliveira, representante do Atmo do núcleo de RO, diz que todas as redes de medula óssea no Brasil apoiam a iniciativa de Rondônia. ”É uma alegria podermos ver jovens comprometidos em conscientizar os cidadãos sobre a necessidade e a responsabilidade de se tornar um doador de medula óssea e poder salvar vidas”, explica Lindberg.
A Campanha Nacional Casa Comigo? será aderida pelo estado do Rio Grande do Sul dentro das próximas semanas, afirmou o deputado federal Beto Albuquerque, autor da Lei Pietro, que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea do Brasil.
Para o governador Confúcio Moura, o reconhecimento da Campanha Nacional Casa Comigo?, reforça a importância do trabalho voluntário. "É uma grande satisfação poder ver que Rondônia está contribuindo com o país. Uma iniciativa modesta, mas de grande valia para todos nós. Os jovens jornalistas e publicitários e também a ATMO, estão dando uma lição de cidadania e solidariedade para todos nós brasileiros", salientou o governador.

CASA COMIGO
Casa Comigo é o nome da Campanha iniciada em 2012, quando a jornalista Lú Braga foi doar sangue e encontrou apenas uma bolsa de sangue do seu tipo, O positivo. Foi então, que ela usou a criatividade e foi fotografada ao lado da sua bolsa de sangue com um cartaz dizendo”Casa comigo? Sei fazer miojo e sou doadora de sangue”. A imagem foi compartilhada pelo Ministério da Saúde e em poucas horas o Brasil já partilhava da mesma ideia e muitas pessoas foram incentivadas a um hemocentro e fazer sua doação.

Neste ano, a ideia foi produzida por uma equipe formada por jornalistas e publicitários e resultou na Campanha Nacional Casa Comigo? Sou Doadora de Sangue e Medula Óssea.



Fonte: Portal Rondonotícias