domingo, 26 de fevereiro de 2012

Festa da Uva possui espaço para informações sobre Doação de Medula Óssea

Estande coordenado pelo Grupo de Voluntários Anjos da Esperança busca sensibilizar os visitantes


Com a ideia de informar e esclarecer dúvidas dos visitantes da Festa Nacional da Uva, o Grupo de Voluntários Anjos da Esperança está com um estande no Centro de Eventos para dar informações sobre a doação de medula óssea. Os interessados que passam pelo espaço e gostariam de se tornar doadores são encaminhados para o Hemocentro de Caxias do Sul (Rua Ernesto Alves, 2.260) para fazer a coleta de sangue

O coordenador do Grupo de Voluntários, José Francisco Flores, explica que para fazer o cadastro é simples, basta tirar pouco mais de 10 ml de sangue. "Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 55 anos, e que esteja em bom estado de saúde, pode ser um doador", explica. O estande é uma parceria entre Associação de Maçonarias do Nordeste (AMNOR), Lyons e Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Hemocentro. Informações pelo (54) 3290.4536 ou pelo site www.anjosdaesperanca.com.br

Fonte: www.olaserragaucha.com.br
Data: 26/02/2012 - 16:30


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Autorizado novo tratamento para leucemia pediátrica

Portarias do Ministério da Saúde publicadas nesta sexta-feira estabelecem diretrizes diagnósticas e terapêuticas para uso do medicamento Glivec no tratamento de dois tipos de leucemia em crianças e adolescentes 

Crianças e adolescentes portadores de Leucemia Mielóide Crônica (LMC) e Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) passam a contar com mais uma opção de tratamento para estas duas doenças. Publicadas no Diário Oficial da Uniãodesta sexta-feira (17), as portarias 114 e 115 estabelecem as diretrizes diagnósticas e terapêuticas para o uso do medicamento Glivec em casos diagnósticos de LMC e LLA.

“As portarias representam um importante avanço porque permitem uma opção de tratamento medicamentoso eficaz, menos doloroso e de mais fácil administração em crianças e adolescentes” , observa o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. O medicamento Glivec (cujo princípio ativo é o Mesilato de Imatinibe) é utilizado na forma de comprimido e, desde abril do ano passado, é adquirido de forma centralizada pelo Ministério da Saúde para distribuição, por meio das secretarias de saúde, aos hospitais oncológicos públicos ou conveniados ao Sistema Único de Saúde.
As diretrizes estabelecidas nas portarias 114 e 115 são resultado de duas consultas públicas abertas, pelo Ministério da Saúde, no último mês de novembro. Além de terem sido submetidas a contribuições da sociedade e de especialistas em onco-hematologia de renomados centros médicos nacionais, elas passaram por rigorosa análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (Conitec) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ou seja, os protocolos estão respaldados por estudos clínicos aprofundados e passam a integrar as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas em Oncologia.
Atualmente, o Glivec é indicado pelos médicos para o tratamento de aproximadamente sete mil pacientes oncológicos (adultos) assistidos pelo SUS.

INCIDÊNCIA – Este ano, estima-se que surjam, no país, cerca de 11,5 mil novos casos de câncer pediátrico de todos os tipos, incluindo as leucemias Mielóide Crônica (LMC) e Linfoblástica Aguda (LLA). Só em 2011, o Ministério da Saúde destinou cerca de R$ 112 milhões para o tratamento de neoplasias malignas em crianças e adolescentes. Estes recursos representaram cerca de 7% do investimento federal em toda a assistência oncológica pelo SUS.

Fonte: Ministério da Saúde - http://portalsaude.saude.gov.br
Data: 17/02/2012